Cuidado e Fraternidade em foco terça-feira, 10 de julho de 2018 - ASSECOM - Assessoria de Comunicação

Com a ideia central de evidenciar como aparecem os conceitos de Cuidado e Fraternidade a partir de uma perspectiva franciscana, o Curso de Extensão de Fraternidade, Cuidado e Pensamento Franciscano está com inscrições abertas até o dia 31 de julho.

O curso, voltado ao público das escolas franciscanas e interessados no ensino de São Francisco de Assis, aborda referenciais, textos e faz conhecer a tradição franciscana que produz uma interpretação bem específica sobre os conceitos de Cuidado e Fraternidade.

Conforme o corpo docente, a noção de Fraternidade abordada no Curso, segundo a reinterpretação de Francisco, é a forma de irmandade em que os indivíduos e os seres estabelecem quando em relação. É como se eles tivessem a mesma origem e forma, e ela se aplicaria a tudo. Deste modo, a fraternidade não é só aplicada a um grupo, mas a todos os seres.

Já o Cuidado, baseado em autores como Leonardo Boff, é o modo de ser fundamental e básico dos seres humanos. Ele é uma forma de agir humana, anterior a capacidade de pensar e de decidir do humano.

O objetivo de estudar estes conceitos, segundo o professor Márcio Paulo Cenci, é fazer com que o aluno realize uma ação concreta e faça uma intervenção em alguma comunidade, grupo, escola ou ONG, a partir de um projeto que transforme esses ambientes com a ideia de cuidado e fraternidade.

“É uma oportunidade de entrar em contato com outras pessoas para tentar pensar e realizar uma ação, além do cotidiano. Minha função vai ser orientar os grupos ou individualmente os alunos para tentar chegar a produção desta ação concreta”, explica o professor.

Para conhecer mais sobre os cursos de extensão e realizar a inscrição, clique aqui. São cinco cursos disponíveis e as inscrições vão até o dia 31 de julho.

Texto: Fernando Cezar \ Acadêmico de Jornalismo
Fotografia: Mark Braunstein