Aprovadas mudanças nos cursos de Saúde e Sociais terça-feira, 26 de junho de 2018 - ASSECOM - Assessoria de Comunicação

O Conselho Universitário da Universidade Franciscana aprovou as propostas de novas matrizes curriculares dos cursos de graduação das áreas de Ciências Sociais e Ciências da Saúde da UFN. Além disso, o Conselho também votou a mudança de turno do Curso de Jornalismo da Universidade Franciscana e a reformulação do regimento da IES.

Na área das Ciências Sociais, os cursos de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Administração foram unidos para a criação de uma Escola de Negócios. Nesse ambiente, 75% das cadeiras são integradas entre o primeiro e o oitavo semestre. Espera-se com isso, alinhar os cursos às necessidades reais do mercado de trabalho, tornar o curso mais competitivo, além de possibilitar uma segunda graduação em seis anos, por exemplo.

“Nossos eventos, palestras e atividades serão integradas como forma de otimizar recursos e projetar nosso curso e a IES. Além disso, vamos promover certificação em quatro áreas de atuação como diferencial para o acadêmico formado na UFN”, destacou Matheus Frozza, coordenador dos Cursos de Administração e Economia, ao apresentar as áreas de especialidade: Finanças, Agronegócio, Planejamento e Gestão Pública e Estratégia Organizacional.

Ainda na área das Ciências Sociais, o Curso de Direito qualificou sua matriz projetando a criação de um Mestrado Profissional em Direito. Em relação aos Cursos de Jornalismo e Publicidade, a principal mudança foi a unificação dos cursos no turno da manhã. Com aproximadamente 50% dos cursos atuando de forma integrada, a ideia é ampliar as práticas em comunicação comunitária e empreendedorismo.

Na área da Saúde, destaca-se o curso de Farmácia, que projeta a criação de uma Farmácia Universitária, em que os acadêmicos poderão realizar suas práticas. A ideia é que esse ambiente esteja em funcionamento a partir de 2019, no Hospital Casa de Saúde.

Mudanças na área da saúde

Em relação ao Curso de Psicologia, a ideia é integrar práticas de análises desde o primeiro semestre, deixando o curso mais atrativo, aumentando sua atuação extensionista. Além disso, o curso incorporou temáticas contemporâneas como: psicologia e mobilidade urbana, clínica de infância e da adolescência, empreendedorismo em psicologia, psicologia em diferentes contextos de saúde, escrita científica e pesquisa contemporânea.

Os Cursos de Biomedicina, Farmácia e Terapia Ocupacional tiveram a unificação de algumas disciplinas, além da integração de metodologias e ambientes multidisciplinares como forma de aprendizado. O Curso de Medicina, aprimorou-se diante dos estágios práticos obrigatórios, em que o aluno formado como clínico médico terá conhecimento de realidades diversas em práticas em saúde. Por fim, os Cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia irão promover aulas em conjunto nas primeiras disciplinas, respeitando suas práticas com o decorrer do aprendizado.

Diante da aprovação dessas mudanças, a Pró-reitora Acadêmica, Vanilde Bisognin, fez um agradecimento geral aos coordenadores dos cursos de Graduação da Universidade Franciscana. “Essas mudanças vão impactar a Instituição tanto no âmbito pedagógico, quanto em sua estrutura, com laboratórios, salas de aulas e demais necessidades de cada curso”. A reunião ocorreu na tarde desta terça-feira, 26 de junho, no Conjunto I da UFN e reuniu docentes dos cursos em questão, representantes dos Núcleos Docentes Estruturantes e do Conselho Universitário.

Clique aqui e veja as mudanças nos cursos das áreas de Ciências Tecnológicas e Ciências Humanas da UFN.

Texto: Carlos Spall e Carolina Teixeira / Jornalistas