IX edição da JIMA 2018 quarta-feira, 16 de maio de 2018 - ASSECOM - Assessoria de Comunicação

A Jornada Integrada do Meio Ambiente está em sua 9ª edição e aborda o tema “Professores: educadores para a paz e para o bem no ambiente”. O tema foi escolhido em consonância com a Campanha da Fraternidade, que traz a superação da violência como referência. Conforme o Papa Francisco a qualidade dos ambientes passa pela vida social.

A JIMA ocorre no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho. A programação conta com intervenções em escolas da Rede Pública e Privada de Ensino de Educação Básica e no trânsito de Santa Maria. O objetivo é sensibilizar a comunidade sobre a ligação entre a educação e o meio ambiente.

Segundo a coordenadora da JIMA, professora Ail Ortiz, o evento tem evidenciado, ao longo de oito anos, reflexões e diálogos em torno de fundamentos teóricos e práticos sobre sustentabilidade. Estes, amparam o pensamento relacionado ao tema meio ambiente, em especial sobre o contexto contemporâneo.

A docente ressalta que a educação tem fundamental função para contribuir no processo de formação humana. Com isso, direciona a condução de atitudes sociais conscientes, com sentido firme à contribuição, sobre o percurso de construção de um ambiente com qualidade de vida social.

Nesta edição da JIMA, destaca-se a forte colaboração dos professores e profissionais da educação como educadores para a paz e para o bem no ambiente. O evento é uma promoção dos Cursos de Geografia, Filosofia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens, Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e a Pastoral Universitária da Universidade Franciscana.

Mais informações sobre a IX Jornada Integrada do Meio Ambiente – JIMA na Pastoral Universitária localizada no prédio 15, Conjunto III da UFN. O telefone para contato é 3025-9000, ramal 9121.

PROGRAMAÇÃO:
05 de junho de 2018
MANHÃ:
- Intervenções em Escolas da Rede Pública e Particular de Ensino de Educação Básica da cidade de Santa Maria, RS.
- Intervenções no Trânsito de Vias Urbanas da cidade de Santa Maria, com faixa de sensibilização e distribuição de fitas e adesivos com as palavras Paz e Bem.
Horário: 10h às 11h30min
Local: Cruzamento entre Avenida Rio Branco com Rua Venâncio Aires

TARDE:
Horário: 15h às 16h30min
Local: Cruzamento entre Avenida Nossa Senhora das Dores com a Avenida Fernando Ferrari.

ENCERRAMENTO: Missa na Capela São Francisco de Assis.

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista