Que Disciplina é Essa? Conheça a optativa "História das Mulheres" terça-feira, 14 de novembro de 2017 - ASSECOM - Assessoria de Comunicação

A cadeira apresentada, nesta semana, no projeto Que Disciplina é Essa é “História das Mulheres”, ministrada pela professora Priscila Cardoso Werner, do curso de Direito. A proposta aborda a história do silenciamento das mulheres e analisa a construção das legislações jurídicas no tratamento feminino. “O objetivo principal é dar outro olhar para as questões de diferenças de gênero, para tentar, de alguma forma, diminuir as violências e estereótipos ligados a estas questões”, destaca.

Izadora Souto, estudante de Direito, escolheu cursar História das Mulheres pois o tema está relacionado com o Trabalho Final de Graduação. “Eu estou encantada com a aula. Acredito que todos deveriam estudar a história das mulheres e espero evoluir muito com as aulas”, revela a acadêmica, que já recomendou a disciplina para as amigas de outros cursos.  

Durante os encontros, são discutidos tópicos como a reivindicação dos direitos das mulheres, classe, raça, interseccionalidade, tratamento feminino na legislação civil e penal no Brasil. Outro assunto estudado é a violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha, que completou 11 anos em agosto.

Nas referências bibliográficas, constam diversas obras de mulheres respeitadas e admiradas sobre o tema, como Simone de Beauvoir e a Angela Davis,professora e filósofa estado-unidense. Angela já esteve seis vezes no Brasil,sendo a última em julho, durante >conferência na Universidade Federal da Bahia(UFBA).

Para cursar está disciplina, o estudante deve, durante o período de matrícula, procurar por “História das Mulheres” na aba de matrículas do Direito onde ficam as optativas.


Texto: Arcéli Ramos
Jornalismo/ Centro Universitário Franciscano

Foto: Juliano Dutra
Laboratório de Fotografia e Memória/ Centro Universitário Franciscano
Revisão: Professor Maurício Dias


divulgar@unifra.br | 3220 1200 - Ramal 1296
Acesse - Comunicação