3ª Conferência do SEPE debateu a Arte da Educação Assessoria de Comunicação (ASSECOM)
14/09/2018

A 3ª Conferência do XXII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Franciscana trouxe para discussão o tema “A Arte da Educação”.

Ministrada pelo Chanceler do Grupo Estácio do Rio de Janeiro, Prof. Dr. Ronaldo Mota, o evento ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 13 de setembro, no Salão de Atos do Conjunto I da UFN.

A Conferência foi coordenada pelo Pró-reitor de Pesquisa e Relações Comunitárias, Prof. Marcos Alexandre Alves. Ele abriu o evento, contextualizando os presentes sobre o tema, que, segundo ele, tem significativa relevância nos dias de hoje.

O Pró-reitor afirmou que a arte da educação possibilita uma melhor compreensão do campo, dos educadores e, consequentemente, da vida.

“A educação, a arte e a vida estão conectas e, essa conexão esclarece e nos prepara, sejamos alunos ou professores, para os desafios com os quais lidamos no cotidiano educacional”, ressaltou.

Em sua fala, Ronaldo Mota destacou que, antigamente existia uma relativa separação do que foi o passado, o que é o presente e o que poderia ser o futuro. Mas, a geração de hoje vivencia a simultaneidade do passado, do presente e do futuro, onde as três fases do tempo se encontram.

Ou seja, independentemente de onde se vive, do ambiente que esteja inserido, pode-se observar fortes elementos do passado que se negam a ir embora e, certas combinações que remetem a um futuro que ainda não chegou completamente, inseridos no presente.

“Os procedimentos, as técnicas, as metodologias que antecedem o nosso presente não dão conta de tudo. Existem novas metodologias, novas capacidades educacionais capazes de fazer esse procedimento ficar melhor. Essa mudança é absolutamente possível, mas, isso é uma arte: a arte de uma educação contemporânea”, concluiu o conferencista.

Essa foi a terceira, das quatro conferências do Simpósio, as quais abordam temas como a tecnologia, a humanização, a educação e a ciência. O SEPE tem o objetivo de integrar as ações desenvolvidas no ensino, pesquisa e extensão na comunidade acadêmica e público em geral, além de trocar conhecimento e ideias entre pesquisadores e estudantes da UFN e de outras instituições.

Ainda estão abertas as inscrições para as palestras do Simpósio. Elas serão aceitas até o dia 28 de setembro. O SEPE ocorre entre os dias 03 e 05 de outubro, na Universidade Franciscana.

Veja a programação completa aqui.

Texto: Carolina Teixeira / Jornalista
Fotografias: Mark Braunstein