Tipos de Intercâmbios
  1. Intercâmbios
  2. Tipos de Intercâmbios

A realização de um intercâmbio tem impacto significativo tanto na vida acadêmica quanto pessoal do acadêmico, pois possibilita a ampliação de suas perspectivas profissionais diante das múltiplas possibilidades e abordagens de atuação, isso porque com um mundo cada vez mais globalizado, o mercado passou a exigir pessoas com uma visão mais ampla de conhecimentos. 
A bagagem cultural de um intercâmbio é riquíssima, proporciona um melhor autoconhecimento, aumenta a autoconfiança, a autonomia e instiga a superação de desafios. Aprender um novo idioma também é um dos pontos altos do intercâmbio, pois além de ser um diferencial no currículo, faz com que as relações interculturais se estreitem e que mais portas se abram. 

1) Mobilidade Acadêmica (Nacional ou Internacional) 
O acadêmico desenvolve parte de seus estudos em uma Instituição de Ensino Superior conveniada ao Centro Universitário Franciscano (ver Convênios) podendo aproveitar as disciplinas cursadas fora como Obrigatória, Optativa ou Atividade Curricular Complementar. Esse tipo de intercâmbio contemplará ao acadêmico uma formação acadêmica diferenciada e com melhor inserção global. 

2) Intercâmbio Linguístico-Cultural 
O acadêmico estuda uma língua estrangeira e, ao mesmo tempo, participa de atividades culturais no país de destino. Esse tipo de intercâmbio, além de inserir e desenvolver o acadêmico linguisticamente, aumenta o seu leque de conhecimento histórico-cultural.

3) Intercâmbio Cultural 
O acadêmico participará de atividades culturais, como eventos, visitas técnicas, mostras e viagens a destinos específicos.