Institucional

Universidade Franciscana


A Universidade Franciscana, mantida pela Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis – Zona Norte, é uma Instituição de Educação Superior, de direito privado e de natureza confessional e comunitária. Teve início com a criação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) e da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM) em 1955.

Sua criação transformou a sociedade santa-mariense, uma vez que jovens passaram a frequentar cursos universitários, aprimorando a qualificação profissional regional. Em 1995, as Faculdades Franciscanas geraram o Centro Universitário, credenciado em 1998. Em março de 2018, a instituição se tornou oficialmente Universidade Franciscana. 


A UFN construiu sua identidade universitária mediante um processo de organização, conhecimento científico, parcerias e formação acadêmica que possibilitou sua transformação em Universidade, trajetória que contém novos desafios.

A proposta de educação superior, que vincula ensino, pesquisa e extensão tem o compromisso de transmitir, produzir e divulgar o conhecimento em vista da integração com a sociedade. Ao compartilhar o conhecimento com a sociedade, realimenta a pesquisa, a extensão e a prática acadêmica, além de proporcionar, por meio do conhecimento, melhor qualidade de vida à população.

MISSÃO

Alicerçado nos princípios franciscanos, tem por missão construir, sistematizar e socializar o conhecimento promovendo a formação humana e profissional de qualidade. 

Pró-Reitorias

A Reitoria, órgão Executivo de Administração Superior, é constituída pelo Reitor e pelos Pró-reitores de Graduação, de Administração e, de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Compete à Reitoria a administração superior e a supervisão geral das atividades do Centro Universitário.

Administração

A Pró-reitoria de Administração (Proad) coordena as políticas institucionais de gestão e envolve a organização, a gestão e o acompanhamento dos processos administrativos.

Leia mais

 Graduação

A Pró-Reitoria de Graduação - Prograd - vinculada à Reitoria do Universidade Franciscana, que tem por finalidade coordenar, supervisionar e dirigir a execução das atividades de graduação.

Leia mais

Pós-graduação, Pesquisa e Extensão

A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, PRPGPE, é o órgão de direção geral que participa da administração superior do Universidade Franciscana.

Leia mais

UFN em dados

Com mais de 60 anos de atuação no ensino superior, a Instituição tem um olhar contemporâneo às necessidades do jovem, à sua linguagem e à maneira de se conectar com o mundo. Entre as oportunidades oferecidas pela Universidade Franciscana, apresentamos alguns números de cursos, projetos, atendimentos, que demonstram o engajamento da Instituição com a comunidade.

História


Universidade Franciscana tem sua origem na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição (FIC) que, aprovada pelo Decreto Presidencial nº 37.103/55 foi instalada oficialmente aos 27 de abril de 1955. Em 16 de maio do mesmo ano, pela Portaria 144/55 do Ministério da Educação, foi autorizado a criação da Escola de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira (FACEM). Enquanto a FIC tinha por finalidade a formação de professores, mediante cursos de licenciatura, a FACEM formava profissionais enfermeiros. Ambas pertencentes à mesma mantenedora: Sociedade Caritativa e Literária São Francisco de Assis, Zona Norte – SCALIFRA-ZN entidade beneficente e filantrópica, mantenedora de instituições de educação básica e superior.

Pela Portaria 1042 de 14 de novembro de 1995 as duas instituições se integraram e passaram a denominar-se Faculdades Franciscanas. A seguir, planejou-se o crescimento institucional e, aos 30/9/1998 por Decreto Presidencial a instituição passou a denominar-se Centro Universitário Franciscano (Unifra). Atualmente a Unifra caracteriza-se por ser uma instituição universitária que se identifica pela qualidade dos cursos que oferece. Vinculada ao contexto local, atrai estudantes de diversas regiões do país. Possui um quadro de profissionais preparado com o conhecimento e a prática para gestão e a docência universitária.

Desenvolve o ensino vinculado à pesquisa e à extensão, aplicando metodologias de ensino que resultam do seu projeto educ no compromisso com a formação de profissionais aptos a se inserirem no mercado de trabalho, conscientes de que aprender é um processo para toda a vida.