Extensão

A extensão é como a comunidade acadêmica se faz presente na sociedade em que está inserida. Essa interação com as localidades se dá por conta de >Projetos de Extensão, trabalhos contínuos realizados por alunos e professores que tem por objetivo atender as demandas e necessidades locais ao mesmo tempo em que respondem ao currículo de seus cursos e estimulam a autonomia entre os envolvidos.

A Universidade Franciscana possui os seguintes Programas de Extensão:

  • Atenção Integral e Promoção à Saúde: são ações educativas que apoiam a promoção e prevenção à saúde das comunidades locais.
  • Educação Cultura e Comunicação: visando estimular a noção de cidadania, são realizadas práticas educativas, com expressões artísticas e culturais, em ambientes formais e não formais. Por meio dessas ações, também se inserem estudantes e professores do ensino básico no ambiente universitário.
  • Cidadania, Identidade e Direitos: ações de caráter social, econômico e político, independentes da diversidade (étnico-racial, de religiosidade, econômica, de gênero, acessibilidade) e garantidos por pressupostos éticos e legais, necessários para uma vida digna e cidadã.
  • Desenvolvimento Regional Sustentável: programa com vistas ao planejamento de iniciativas educativas e/ou empreendedoras de caráter econômico ou solidário, sustentáveis, que promovam o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população
  • Sociedade e Meio Ambiente: explora a relação homem-ambiente, visando uma melhor qualidade de vida. Propostas de modelos criativos que incorporam aspectos ambientais, considerando a preservação e uso racional dos recursos naturais promovendo o desenvolvimento urbano e/ou rural sustentável.