Programa de Pós-graduação em Nanociências
  1. Ensino
  2. Mestrado
  3. Programa de Pós-graduação em Nanociências

A aprovação do Curso de Mestrado Acadêmico em Nanociências e a sua implementação, em março de 2007 e a aprovação do doutorado em Nanociências em dezembro de 2011 representaram um avanço importante no crescimento e desenvolvimento da Universidade Franciscana e da região Centro do RS, principalmente no que se refere às atividades interdisciplinares de Ensino e Pesquisa na área de Nanociências. Esse programa tem possibilitado a capacitação e qualificação de profissionais em nível de Pós-Graduação, altamente diferenciados e sem nenhum precedente na região.

O princípio norteador do Programa de Pós-graduação em Nanociências está relacionado ao desenvolvimento de conhecimentos pautados em Biociências e Nanomateriais, os quais são considerados, atualmente, temas estratégicos na consolidação tecnológica do País associados à Nanotecnologia. Dentro desse contexto, essas áreas se constituem em uma única nova área interdisciplinar do conhecimento, situada nas fronteiras da Física, Química e Biologia, além de perpassar metodologias que empregam ferramentas matemáticas e computacionais, assim como aquelas da área da saúde.

O corpo discente e docente do Programa está distribuído nas linhas de pesquisa trabalhando de forma integrada. Dessa forma, no Programa a interdisciplinaridade acontece para a resolução de problemas a partir do uso de técnicas teóricas e experimentais embasadas nos temas norteadores do curso.

Inscrições abertas!

Público-alvo:

Mestrado Acadêmico: Licenciados ou Bacharéis em Biomedicina, Ciência da Computação, Farmácia,Física, Matemática, Química, Engenharias, Sistemas de Informação ou áreas afins.

Doutorado: Mestres em Nanociências e/ou em Biomedicina, Ciência da Computação,Farmácia, Física, Matemática, Química, Engenharias, Sistemas de Informação ou áreas afins.

Duração:

Mestrado: 2 anos
Doutorado: 4 anos

Situação Legal:

Mestrado recomendado pela CAPES em 12/07/2006
- Parecer CNE/CES 102/2011
Doutorado recomendado pela CAPES em 01/01/2012
- Parecer CNE/CES 179/2012

Habilitação:

Mestre / Doutor em Nanociências

O Programa tem como objetivos:

•  Qualificar recursos humanos, através de uma formação interdisciplinar, para atuar em atividades de Ensino e Pesquisa;
  • Contribuir para o desenvolvimento regional e nacional na área de Nanociências;
  • Produzir conhecimentos e promover a disseminação e a consolidação da Nanociência, mediante o desenvolvimento de pesquisas que possibilitem inovações tecnológicas;
  •  Favorecer intercâmbios e fomentar a cooperação com outras Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, além de empresas do setor público/privado.
  • Nesse contexto, o programa, único na região Sul do Brasil, busca capacitar profissionais com formação interdisciplinar proporcionando uma visão abrangente e diferenciada, qualificando-os para a pesquisa científica e para as inovações tecnológicas em Biociências e Nanomaterial.

Linha de Pesquisa

Desenvolvimento e caracterização de sistemas bioativos e nanoestruturados

Esta linha de atuação está voltada para o desenvolvimento, caracterização e aplicação de materiais nanoestruturados, que podem ser novos compostos químicos ou substâncias bioativas.

Professores Vinculados:

Aline Ferreira Ourique
Carina Rodrigues Boeck
Liana da Silva Fernandes
Luis Otávio de Sousa Bulhões
Michele Rorato Sagrillo
Patrícia Gomes
Renata Platcheck Raffin
Roberto Christ Vianna Santos
Sergio Roberto Mortari
Tiago Moreno Volkmer
Virginia Cielo Rech

Modelagem e simulação de biossistemas e nanomateriais

Esta linha de atuação está voltada para a modelagem e simulação computacional de sistemas nanoestruturados.

Professores Vinculados:

Claudia Lange dos Santos
Eder Maiquel Simão
Ivana Zanella da Silva
Jussane Rossato
Solange Binotto Fagan

Valor do Curso

Mestrado Acadêmico
Valor mensal: R$1.392,30 (24 parcelas)
Valor total: R$33.415,20

Doutorado
Valor mensal: R$1.392,30 (48 parcelas)