Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  1. Ensino
  2. Mestrado
  3. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Em 2002, a Universidade Franciscana propôs-se a criar o curso de Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e de Matemática, que teve seu funcionamento autorizado pela CAPES em 05/12/2003 e reconhecido pelo Parecer 050/2004, iniciando suas atividades em março de 2004.
Esse curso tem como meta capacitar profissionais do ensino de Física e Matemática, em exercício nos níveis fundamental, médio e/ou superior, com foco na pesquisa aplicada e no desenvolvimento de produtos e processos educacionais que sejam implementados em condições reais de ensino.

O curso teve a primeira defesa de dissertação no início de 2006 e, até março de 2013, foram apresentadas 86 dissertações, 60 relacionadas com o ensino de Matemática e 26 relacionadas com o ensino de Física. Das 86 pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos, 25 enfocaram o Ensino Fundamental; 43, o Ensino Médio; 15, o Ensino Superior; 3, a formação de professores. Para a conclusão do Mestrado Profissional, são necessários 24 créditos, suficiência em uma língua estrangeira e defesa de dissertação sobre um trabalho de pesquisa do aluno.

Em 2014, por iniciativa do corpo docente, foi elaborado o projeto para criação dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática com foco na formação de recursos humanos, visando ao fortalecimento da pesquisa em ensino no país. Esse projeto teve seu funcionamento autorizado pela CAPES em fevereiro de 2014, sendo avaliado com conceito 4, e as primeiras turmas do Mestrado Acadêmico e Doutorado ingressaram no dia 04 de agosto de 2014.

Público-alvo:

Mestrado Profissional: Licenciados em Física, Química, Biologia, Matemática, Pedagogia, ou áreas afins.

Mestrado Acadêmico: Licenciados ou bacharéis em Física, Química, Biologia, Matemática, Pedagogia, ou áreas afins.

Doutorado: Licenciados ou bacharéis em Física, Química, Biologia, Matemática, Pedagogia, ou áreas afins, com mestrado em uma das áreas citadas ou na área de Ensino Ciências e Matemática, ou ainda, em Educação.

Linha de Pesquisa

Formação de professores em Ciências e Matemática

Desenvolve investigações sobre a formação inicial, continuada e em serviço nos diferentes níveis e espaços educativos nos quais os professores de Ciências e de Matemática atuam, tendo por referência a relação entre os aspectos pessoal-profissional da formação, bem como os saberes e fazeres específicos das áreas de Ciências e Matemática para a constituição da docência. A formação é compreendida como um processo de natureza social, envolvendo atividades interpessoais que compreendem os sujeitos que se preparam para serem professores (formação inicial) e aqueles que já estão engajados na profissão docente (formação continuada e em serviço).

A linha investiga: as trajetórias de formação docente e discente, envolvendo a construção de saberes e fazeres específicos e pedagógicos; o processo de mediação e interação em sala de aula; a aprendizagem docente e da docência; a produção dos saberes específicos e profissionais, acadêmicos e escolares em Ciências e Matemática. Tem por finalidade a aquisição, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências e práticas educativas, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.

Professores vinculados

Ana Marli Bulegon
Greice Scremin

Ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática

Desenvolve investigações de cunho interdisciplinar sobre a organização e inovação no ensino de Ciências e Matemática e suas repercussões no currículo escolar do Ensino Fundamental, Médio e Superior, objetivando a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem. Entre as abordagens metodológicas para o ensino de Ciências e Matemática, destacam-se a modelagem matemática, a resolução de problemas, a análise de erros, o uso de jogos e materiais instrucionais e o emprego de softwares específicos para a área. Também desenvolve investigações sobre aspectos teóricos e práticos nas Tecnologias de Informação e Comunicação, integrando as linguagens de comunicação, explorando o potencial dos repositórios de materiais educacionais.

No âmbito desses estudos, aprofunda aspectos teóricos dessas abordagens metodológicas, para que seu uso seja ancorado em pesquisas recentes da área de Ensino de Ciências e Matemática. A abordagem de Aprendizagem Independente será especialmente contemplada com disciplinas optativas tratando desta metodologia, como estimuladora da criatividade e capaz de contribuir com a formação de profissionais aptos a enfrentarem os desafios associados a tecnologias inovadoras.

Professores vinculados

Aline Grohe Schirmer Pigatto
Ana Marli Bulegon
Denise Kriedte da Costa