Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  1. Ensino
  2. Mestrado
  3. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

O Programa integra os cursos Mestrado Profissional, Mestrado Acadêmico e Doutorado.
Esses cursos, balizados por suas linhas de pesquisa, têm por finalidade o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de competências e práticas educativas, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente.

Desenvolvem investigações sobre a organização e inovação no ensino de Ciências e Matemática e suas repercussões no currículo escolar dos ensinos fundamental, médio e superior, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

Veja links relevantes para sua pesquisa.

A quem é destinado o Programa
de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática?

Mestrado Profissional: Licenciados em Física, Química, Biologia, Matemática, Pedagogia, ou áreas afins.

Mestrado Acadêmico: Licenciados ou bacharéis em Física, Química, Biologia, Matemática, Pedagogia, ou áreas afins.

Doutorado: Licenciados ou bacharéis em Física, Química, Biologia, Matemática, Pedagogia, ou áreas afins, com mestrado em uma das áreas citadas ou na área de Ensino Ciências e Matemática, ou ainda, em Educação.

O curso teve a primeira defesa de dissertação no início de 2006 e, até março de 2013, foram apresentadas 86 dissertações, 60 relacionadas com o ensino de Matemática e 26 relacionadas com o ensino de Física. Das 86 pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos, 25 enfocaram o Ensino Fundamental; 43, o Ensino Médio; 15, o Ensino Superior; 3, a formação de professores. Para a conclusão do Mestrado Profissional, são necessários 24 créditos, suficiência em uma língua estrangeira e defesa de dissertação sobre um trabalho de pesquisa do aluno.

Duração:
Mestrado: 2 anos
Doutorado: 4 anos

Titulação:
Mestre/ Doutor em Ensino de Ciências e Matemática

O investimento será de...

Mestrado Acadêmico
Valor mensal: R$1.390,82 (24 parcelas)

Mestrado Profissional
Valor mensal: R$1.390,82 (24 parcelas)

Doutorado
Valor mensal: R$1.554,06 (48 parcelas)

O Mestrado Acadêmico tem por objetivos:

Geral
Capacitar professores de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para exercício na educação básica e no ensino superior e para o desenvolvimento de pesquisas na área. Além disso, contribuir para o desenvolvimento de atividades de orientação e planejamento em escolas de Educação Básica.

Específicos
Habilitar mestres nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais) para realizar pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, em consonância com as linhas de pesquisa do Curso.

Contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando a oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica na prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional, sendo capaz de construir produtos para a qualificação do processo de ensinar e aprender.

Explorar abordagens educacionais contemporâneas ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais compatíveis com os desafios de uma sociedade em que a inovação é central, fazendo uso de tecnologias transformadoras no Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática.

O Mestrado Profissional tem por objetivos:

Geral
Capacitar os docentes que atuam na educação básica (ensino fundamental e ensino médio) e nas licenciaturas de Biologia, Física, Química, Matemática e Pedagogia, visando o aprofundamento de estudos e a proposição de alternativas para a qualificação do ensino no contexto social de abrangência do Curso.

Específicos
Oferecer aos licenciados em Biologia, Física, Química e Matemática oportunidade de estudos e pesquisas aprofundados em relação aos conteúdos curriculares ministrados nos ensino fundamental e médio e nos cursos de licenciaturas das áreas das disciplinas em questão.

Contribuir com a construção de um suporte teórico-metodológico visando a oferecer consistência pedagógica e científica à apreensão crítica na prática escolar exercida pelo docente em seu locus profissional.

Oportunizar, através dos componentes curriculares do Curso, formação profissional na área docente, buscando a integração entre conteúdos curriculares, teorias de aprendizagem, metodologias de ensino derivadas das novas tecnologias da informação e da comunicação, concepções e modalidades de avaliação da aprendizagem e métodos e técnicas de pesquisa apropriados ao ensino de Biologia, Física, Química e Matemática.

O Doutorado tem por objetivos:

Geral
Proporcionar a formação de doutores, atendendo a demandas de pesquisa articuladas com a área nos diferentes níveis educacionais, potencializando a produção de conhecimento nas linhas de pesquisa.

Específicos
Qualificar recursos humanos que interajam na melhoria dos Sistemas Educacionais da região e do país, ressaltando a importância do seu impacto social.

Consolidar a cultura de pesquisa na área, com a participação de docentes de outras instituições em atividades acadêmicas e de pesquisas propostas no âmbito do programa.

Habilitar doutores nas áreas de Ciências, Matemática e Pedagogia (Docentes Anos Iniciais), para a realização de pesquisas sobre os conteúdos e o processo de ensino-aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, bem como fazer uso dos instrumentos teórico-práticos específicos da docência.

Possibilitar, a partir da integração entre conteúdos, a criação e investigação de propostas pedagógicas que contemplem necessidades da sala de aula, na educação básica e superior.

Explorar abordagens educacionais contemporâneos ancoradas na Aprendizagem Independente, formadora de profissionais inovadores, fazendo uso de tecnologias transformadoras.

Quero fazer minha inscrição!

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Secretaria dos Cursos Stricto Sensu - Sala 610, Prédio 16, Conjunto III