Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil
  1. Ensino
  2. Mestrado
  3. Mestrado Profissional Saúde Materno Infantil

O Mestrado em Saúde Materno Infantil da Universidade Franciscana objetiva capacitar profissionais de saúde e áreas afins a contribuir para a implementação de um novo modelo de atenção à saúde da mulher, da criança e da família, que garanta acesso, acolhimento e resolutividade por meio de boas práticas de organização, gestão e atenção integral à saúde.

A quem é destinado o Mestrado
Profissional Saúde Materno Infantil?

Bacharéis ou licenciados que estejam atuando no mercado de trabalho, preferencialmente, na área de concentração Saúde Materno Infantil: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Terapia Ocupacional, Áreas afins.

Duração:
máximo 4 semestres letivos

Situação Legal:
Mestrado recomendado pela CAPES em 26/03/2015 - Parecer CNE/CES 46/2016Área de Avaliação - Enfermagem

Habilitação:
Mestre em Saúde Materno Infantil

O Mestrado tem como objetivos:

• Capacitar profissionais de enfermagem e de saúde para a produção, o desenvolvimento e a implementação de boas práticas em saúde, relacionadas às condições da gestação, do parto, do puerpério, do nascimento e do desenvolvimento infantil, em consonância com as políticas e programas nacionais e internacionais;
  • Habilitar profissionais para atuarem de forma cooperativa e colaborativa em ambientes multiprofissionais, na organização e na gestão da rede de atenção integral à saúde materno infantil;
  • Capacitar profissionais para atuarem com atitude ética, crítica e resolutiva na transformação das práticas tradicionais lineares e fragmentadas da saúde materno infantil em práticas integradoras e sistêmicas;
  • Habilitar profissionais para a liderança proativa e empreendedora capacitados a protagonizar e articular novos saberes/tecnologias/práticas/políticas, com base no conceito ampliado de saúde;
  • Capacitar profissionais aptos a ampliar e validar saberes, tecnologias e práticas pela cooperação com ambientes profissionais/centros de estudos/pesquisas regionais, nacionais e internacionais.

Linhas de Pesquisa

Atenção integral à saúde materna, neonatal e infantil

Esta linha de atuação compreende temáticas voltadas à produção de saberes, tecnologias e práticas que contribuam para ampliar e qualificar a atenção das condições da gestação, do parto, do puerpério, do nascimento e do desenvolvimento infantil até os 24 meses de vida. Propõe o desenvolvimento de ações educativas proativas e emancipatórias, por meio de novas abordagens e tecnologias de intervenção que incorporem a integralidade da atenção à saúde e o protagonismo da mulher durante o período gravídico-puerperal. Propõe, ainda, a ampliação e a qualificação de práticas de enfermagem e de saúde que promovam a atenção integral à saúde materna, neonatal e infantil, com ênfase no cuidado humanizado e associado às necessidades biológicas, sociais, emocionais, econômicas e culturais.

Professores vinculados

Alexandre Naujorks
Bianca Zimmermann Santos
Cláudia Diaz
Franceliane Jobim Benedetti
Josiane Abaid
Léris Haeffner
Nadiesca Taísa Fillipin
Patrícia Pasquali Dotto
Regina Costenaro

Organização e gestão da rede de atenção à saúde materno infantil

Esta linha de atuação compreende temáticas voltadas à produção de saberes, tecnologias e práticas que contribuam para a estruturação, organização, qualificação e consolidação da rede de atenção integral à saúde materno infantil, no sentido de garantir acesso com acolhimento de resolutividade, em consonância com as políticas e programas nacionais e internacionais. Potencializa novos modelos assistenciais e processos de gestão de políticas pelas articulações interdisciplinares e intersetoriais, com foco nas interconexões organizativas do sistema de saúde. Fomenta ações empreendedoras na área de enfermagem e de saúde, com a finalidade de transcender a visão fragmentada e linear da organização e gestão da atenção à saúde materno infantil.

Professores vinculados

Cláudia Zamberlan
Cristina Saling Kruel
Dirce Stein Backes