Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens
  1. Ensino
  2. Mestrado
  3. Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens

O Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens objetiva formar profissionais comprometidos em ampliar as fronteiras do conhecimento que resultem na inovação, transformação e na dinamização de práticas docentes.

Propõe-se qualificar professores em ensino de humanidades e linguagens para a pesquisa e prática docente, na educação básica e superior, por meio de investigações referentes aos conteúdos e aos processos de ensino e aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, de modo a [re]significar e contribuir para a transformação do ensino em ambientes formais, não formais e informais.

4 semestres letivos

Situação legal

Mestrado recomendado pela CAPES em 11/12/2015. Homologado conforme Portaria 259, em 15 de fevereiro de 2017

Habilitação

Mestre em Ensino de Humanidades e Linguagens

O Mestrado tem como objetivos:

•  Qualificar professores em ensino de humanidades e linguagens para a pesquisa e prática docente, na educação básica e superior, por meio de investigações referentes aos conteúdos e aos processos de ensino e aprendizagem na educação básica e nos cursos de formação de professores, de modo a [re]significar e contribuir para a transformação do ensino em ambientes formais, não formais e informais.
    • Qualificar mestres em ensino de humanidades e linguagens para realizar pesquisas científicas dos conteúdos Letras, Filosofia, Geografia, História, Pedagogia, em sintonia com as linhas de pesquisa do curso.
    • Contribuir com a construção de uma base teórica-metodológica e epistemológica, a fim de proporcionar fundamentação pedagógica para o ensino de humanidades e de linguagens.
    • Desenvolver a capacidade crítica referente à prática escolar exercida pelo docente na atualidade, com vistas à construção de processos e produtos para qualificar e transformar o ensino e a aprendizagem de humanidades e linguagens.

•  Investigar abordagens educacionais fundamentadas na metodologia da aprendizagem autônoma, fazendo uso inovador de tecnologias no ensino e aprendizagem de humanidades e linguagens.
    • Promover investigações e reflexões sobre as políticas e as gestão educacional para a formação continuada de docentes.
    • Fomentar atividades inter e multidisciplinares, promovendo a relação entre teoria e prática para o ensino de humanidades e de linguagens.
    • Fomentar a interlocução entre docentes que atuam no ensino básico e superior com vistas à troca de experiências e promoção de novas investigações e/ou proposições de mudanças na prática docente.
    • Fomentar a cooperação com outras instituições de ensino e pesquisa, tanto nacionais quanto internacionais, por meio de Acordos de Cooperação e Mobilidade Acadêmica que permitam a troca do conhecimento e, consequentemente, a produção conjunta de estudos científicos e a socialização desses resultados em eventos de abrangência regional, nacional e internacional.

Linhas de Pesquisa

Ensino, epistemologias e formação docente

Desenvolve investigações sobre epistemologias do ensino, políticas e gestão educacional sobre a formação inicial, continuada e em serviço de docentes e suas relações com as práticas docentes em espaços formais, não formais e informais de ensino. As análises realizadas nesta linha de pesquisa evidenciam o diálogo multidisciplinar entre as humanidades e linguagens nos processos de ensino e aprendizagem.

Professores vinculados:

Diego Carlos Zanella
Eliane Aparecida dos Santos Galvão
Fernanda Figueira Marquezan
Janaína Pereira Pretto Carlesso
Juliane Marshall Morgenstern
Marcele Pereira da Rosa Zucolotto
Marcos Alexandre Alves

Ensino e práticas docentes

Contempla investigações relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem de humanidades e de linguagens. A ênfase das pesquisas está na criação, desenvolvimento, utilização de tecnologias e mídias, estratégias e metologias dinamizadoras do ensino em ambientes formais, não formais e informais em vista da transformação da prática docente.

Professores vinculados:

Elsbeth Léia Spode Becker
Leonardo Guedes Henn
Najara Ferrari Pinheiro
Noemi Boer
Valeria Iensen Bortoluzzi
Taís Steffenello Ghisleni

Valor do Curso

Valor mensal: R$1.390,82 (24 parcelas)
Valor total do curso: R$33.379,68

Como Ingressar

Inscrições encerradas para 2017.
Clique aqui e veja o último edital de ingresso liberado.
Clique aqui e consulte o modelo de pré-projeto do curso.

Secretaria dos Cursos Stricto Sensu - Sala 610, Prédio 16, Conjunto III
Universidade Franciscana // Rua Silva Jardim, 1175