Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida
  2. Mestrado
  3. Mestrado em Ciências da Saúde e da Vida

Área de concentração: Ciências da Saúde e da Vida

No curso são promovidos estudos fisiopatológicos, em doenças metabólicas, dentais, neurológicas e comportamentais, assim como pesquisas de educação e atenção integral em saúde. O desenvolvimento, aprimoramento e inovação de práticas, serviços e tecnologias em saúde, empregadas no contexto do processo saúde/doença são realizados por meio de atividades interdisciplinares nos níveis básico, clínico, individual e coletivo em prevenção e tratamento de doenças, com vistas à redução da medicalização e melhoria da qualidade de vida da comunidade.

4 semestres letivos

Situação Legal

Mestrado reconhecido pela CAPES em 15/02/2017. Área de Avaliação - Medicina II

Habilitação

Mestre em Ciências da Saúde e da Vida

O Mestrado tem como objetivos:

•  Formar profissionais capacitados ao desenvolvimento, à análise e interpretação científica de dados que interfiram no processo saúde/doença por meio da apreensão e integração de novos saberes oriundos principalmente da Ciências Biológicas e da Saúde.
  • Qualificar profissionais para interagirem de forma crítica em ambientes multidisciplinares, visando práticas que conduzam à educação em saúde, promoção da saúde, compreensão do processo de adoecimento e uma melhor qualidade de vida dos indivíduos e do ambiente.
    • Formar mestres aptos a desenvolver pesquisa científica, original, relevante, competitiva e ética, desde a básica e/ou sua aplicação clínica e na comunidade.
  • Contribuir para o fortalecimento de serviços e o desenvolvimento de práticas e estratégias em saúde por meio de evidências técnico-científicas com visão multidisciplinar.
  • Capacitar mestres ao desenvolvimento do pensamento crítico na área das Ciências da Saúde e da Vida, contribuindo para a melhoria das práticas em saúde e da qualidade de vida do ser humano e do ambiente.
  • Capacitar mestres para intervir nos determinantes e condicionantes do processo saúde/adoecimento.
  • Habilitar os profissionais para o melhor uso de novos instrumentos tecnológicos ou processos que permitam um acréscimo de qualidade nos aspectos de educação, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da saúde da população.
  • Ampliar intercâmbios acadêmicos e de cooperação com centros de pesquisa regionais, nacionais e internacionais, com vistas a ampliar o conhecimento na área das Ciências da Saúde.

Linhas de Pesquisa

Pesquisa em práticas de educação integral à saúde
Esta linha de pesquisa apresenta uma abordagem interdisciplinar, investiga e analisa sob a perspectiva científica, ética e crítica, a ocorrência de agravos à saúde contribuindo para a elaboração e aprimoramento/inovação das práticas e serviços. A prevenção de danos e riscos e a melhoria de tratamentos são preconizados para reforçar a autonomia do indivíduo/paciente com a melhor qualidade de vida.

Professores vinculados:

Ana Lúcia Saccol
Cristina Bragança de Moraes
Dirce Stein Backes
Jovito Skupien
Juliana Colomé
Letícia Bento

Pesquisa translacional em saúde
Investiga mecanismos fisio/patológicos, de novos agentes farmacológicos, biomarcadores em modelos experimentais de doenças, que permitam melhorar o entendimento da patogenia, sua prevenção e tratamento. São desenvolvidos estudos em doenças metabólicas, neoplásicas, neurológicas e comportamentais, que incorporam resultados inovadores de pesquisa pré-clínica à prática clínica.

Professores vinculados:

Carina Boeck
Elisângela Colpo
Jerônimo Branco
Juliana Saibt Martins
Luciana Fontanari Krause
Luis Ricardo Peroza
Maria do Carmo Araújo
Natielen Jacques Schuch

O investimento será de...

Valor mensal: R$1.607,15 (24 parcelas)

Quero fazer minha inscrição!

Secretaria dos Cursos Stricto Sensu - Sala 610, Prédio 16, Conjunto III
UFN Universidade Franciscana