Publicidade e Propaganda
  1. Ensino
  2. Graduação
  3. Publicidade e Propaganda

O publicitário é o profissional que atua na criação, produção e divulgação de ações de comunicação publicitária. Este profissional busca a melhor forma de promover produtos e serviços aos seus públicos-alvo. 

O curso de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Franciscana proporciona ao aluno que domine linguagens e técnicas para criar, produzir e veicular materiais de comunicação publicitária, identificar a segmentação do mercado e estudar o comportamento do consumidor, para identificar seus desejos e as necessidades.

No curso são oferecidas teorias, técnicas e práticas que habilitam o profissional a propor e a elaborar produtos de comunicação, de acordo com as exigências do mercado. Para isso, o estudante de publicidade será apto a elaborar estratégias adequadas de comunicação para os anunciantes, criar textos e imagens publicitárias, criar roteiros para áudio e audiovisual e produzí-los, elaborar estratégias para veiculação das mensagens publicitárias nos meios e veículos de comunicação. 

As disciplinas do curso estão divididas em um eixo teórico e fundamental que englobam a comunicação social, processos midiáticos, análise do contexto social, etc. As disciplinas específicas relacionadas à publicidade e propaganda são planejamento de comunicação, marketing, redação publicitária, mídia, produção audiovisual, direção de arte, entre outros.

Nota do Enade: 4
Conceito do MEC: 4

Duração 8,00 Semestres
Turno MANHÃ
Situação Legal RENOVADO O RECONHECIMENTO PELA PORTARIA Nº 266, DE 03 DE ABRIL 2017, PUBLICADA NO DOU EM 04 DE ABRIL DE 2017.
Início de Funcionamento 26/04/2011 13:46:56
Habilitação BACHARELADO
Coordenador Sibila Rocha
E-mail pp@unifra.br
Projeto Pedagógico PPC_536_27-04-2017


Extensão

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in volmover-cimatate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cmover-cimaidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.


Valor do Curso

A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de disciplinas em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de créditos, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.. 

Valor do crédito: R$ 66,42
Valor mensal (16 créditos): R$ 1.062,72
Valor mensal (22 créditos): R$ 1.461,24

PS: O valor dos créditos sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!


Área de Atuação
Matriz Curricular
Professores

- Agências especializadas de propaganda;
- Empresas anunciantes;
- Promoção;
- Veículos de divulgação;
- Gestão e administração de empreendimentos de comunicação como executivo de negócios;
- Assessoria publicitária; 
- Organização e divulgação de eventos em parceria com profissionais de Relações Públicas e Jornalismo;
- Patrocínios;
- Setor público, no privado ou ainda na área não governamental ou no terceiro setor;
- Área de multimídia;
- Planejamento e produção de materiais gráficos, eletrônicos e online;
- Campanhas e peças publicitárias veiculadas na mídia.
- Pesquisas de opinião e sua interpretação crítica;
- Docência e Pesquisa;
- Marketing.

Obrigatórias

1 2 3 4 5 6 7 8
ALC101 - HISTÓRIA DA ARTE Carga Horária: 68h Créditos: 4

Arte Pré-Histórica. Arte na Antiguidade. Arte na Idade Média. Arte Renascentista e Barroca. Arte no século XIX. Movimentos artísticos início: do século XX. Arte Contemporânea.

COM105 - LÍNGUA PORTUGUESA INSTRUMENTAL Carga Horária: 51h Créditos: 3

Escritura do texto acadêmico. Fatores da textualidade. Expressão linguística na escritura dos textos acadêmicos. Identificação de problemas na escrita dos textos.

COM110 - REALIDADE SOCIOECONÔMICA E POLÍTICA BRASILEIRA Carga Horária: 51h Créditos: 3

Organização política brasileira. Economia brasileira contemporânea. Indicadores sociais.

CPP150 - INTRODUÇÃO À PUBLICIDADE E PROPAGANDA Carga Horária: 68h Créditos: 4

Propaganda e publicidade. Papel social da publicidade. Aspectos históricos da publicidade e propaganda. Publicidade e propaganda e os meios de comunicação.

CPP158 - COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Carga Horária: 34h Créditos: 2

Consumo e consumidores. Fatores de influência no comportamento do consumidor. Processo de decisão de compra e pesquisa com consumidores.

CPP163 - OFICINA DE CRIATIVIDADE Carga Horária: 68h Créditos: 4

Criatividade. Processo criativo. Criatividade em propaganda.

CPP180 - MARKETING Carga Horária: 34h Créditos: 2

Conceitos fundamentais do marketing. Composto de marketing.

ALC104 - METODOLOGIA CIENTÍFICA Carga Horária: 34h Créditos: 2

Ciência, tecnologia e conhecimentos. Método científico. Pesquisa científica. Projeto de pesquisa. Publicações científicas. Plataforma Lattes, bases de dados eletrônicas e agências de fomento.

COM104 - INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA Carga Horária: 34h Créditos: 2

História da fotografia. Câmera e linguagem fotográfica. Funções e pressupostos para a prática fotográfica. Mundo digital e imagem.

COM107 - POLÍTICAS DE COMUNICAÇÃO Carga Horária: 34h Créditos: 2

Comunicação e política: relações e conflitos. Política midiática. Opinião pública e elementos para análise política. Imagem pública e papel do profissional de comunicação.

COM112 - TEORIA DA COMUNICAÇÃO I Carga Horária: 68h Créditos: 4

Campo conceitual da comunicação. Investigação em comunicação. Estudos culturais.

CPP151 - TÉCNICAS DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA Carga Horária: 68h Créditos: 4

Agência de propaganda. Setores de uma agência de propaganda.

CPP205 - PESQUISA E PLANEJAMENTO DE MARKETING Carga Horária: 68h Créditos: 4

Ambientes de marketing. Planejamento de marketing. Estratégias. Pesquisa de marketing.

EDU328 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Carga Horária: 34h Créditos: 2
COM103 - ESTÉTICA E COMUNICAÇÃO Carga Horária: 51h Créditos: 3

História da arte. Modelos teóricos de análise estética. Refuncionalização da arte a partir da cópia: introdução ao pensamento de Walter Benjamin. Linguagem visual: fotografia, cinema e televisão. Presença da arte na mídia.

COM111 - SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO Carga Horária: 34h Créditos: 2

Sociologia, o homem e a sociedade. Olhar sociológico sobre a esfera comunicacional. Comunicação e as configurações da sociedade contemporânea.

COM113 - TEORIA DA COMUNICAÇÃO II Carga Horária: 68h Créditos: 4

Relação entre semiologia e semiótica: aspectos conceituais e históricos. Semiótica peirciana. Perspectiva semiológica. Semiologia dos discursos sociais.

CPP156 - FOTOGRAFIA PUBLICITÁRIA I Carga Horária: 68h Créditos: 4

História da fotografia publicitária. Produção e criatividade na imagem fotopublicitária. Linguagem da fotografia publicitária analógica e digital. Edição da fotografia publicitária.

CPP169 - PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO Carga Horária: 34h Créditos: 2

Planejamento de comunicação. Processo de planejamento.

CPP181 - REDAÇÃO PUBLICITÁRIA IMPRESSA Carga Horária: 68h Créditos: 4

Mídia impressa e redação publicitária. Características da redação publicitária. Criação publicitária para o meio impresso.

CPP182 - GESTÃO DE CONTAS PUBLICITÁRIAS Carga Horária: 51h Créditos: 3

Profissional de atendimento na agência. Perfil do profissional de atendimento. Técnicas de vendas. Marketing de serviços.

CPP159 - PESQUISA DE OPINIÃO Carga Horária: 51h Créditos: 3

Opinião pública. Opinião pública e sociedade. Métodos e técnicas da pesquisa. Prática da pesquisa de opinião.

CPP183 - FUNDAMENTOS DE MÍDIA Carga Horária: 68h Créditos: 4

Noções básicas em mídia. Mídia impressa. Mídia eletrônica. Mídia outdoor e mídia extensiva. Ferramentas e regulamentação.

CPP184 - LINGUAGEM AUDIOVISUAL Carga Horária: 34h Créditos: 2

Linguagem audiovisual. Formatos e gêneros audiovisuais.

CPP185 - DIREÇÃO DE ARTE Carga Horária: 68h Créditos: 4

Direção de arte na criação publicitária. Elementos constitutivos do layout.

CPP186 - REDAÇÃO PUBLICITÁRIA PARA ÁUDIO Carga Horária: 68h Créditos: 4

Características dos meios sonoros. Formatos publicitários para o meio áudio. Criação publicitária para o meio áudio.

EDU250 - ANTROPOLOGIA E COSMOVISÃO FRANCISCANA Carga Horária: 68h Créditos: 4

Antropologia filosófica e seu objeto de estudo. Pessoa humana, ciência e responsabilidade. Virtude, reverência e alteridade. Humanismo e cosmovisão franciscana

COM102 - COMUNICAÇÃO E FILOSOFIA Carga Horária: 34h Créditos: 2

Filosofia da linguagem e comunicação. Epistemologia e comunicação.

COM108 - PROJETO DE EXTENSÃO EM COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA I Carga Horária: 34h Créditos: 2

Comunicação comunitária. Metodologia em projetos de extensão. Elaboração de um projeto de extensão em comunicação comunitária.

CPP153 - TEORIA DA IMAGEM Carga Horária: 34h Créditos: 2

Efeito, percepção e impacto visual da imagem. Significados, leituras e inferências da imagem no indivíduo. Gestalt e seus postulados. Leituras semióticas do figurativismo e do abstracionismo.

CPP187 - PRODUÇÃO AUDIOVISUAL I Carga Horária: 68h Créditos: 4

Produção eletrônica. Processo da produção audiovisual. Produção de peças.

CPP188 - PRODUÇÃO GRÁFICA Carga Horária: 68h Créditos: 4

Produção gráfica. Processo de produção gráfica. Produção gráfica de um impresso.

CPP189 - PESQUISA E PLANEJAMENTO DE MÍDIA Carga Horária: 68h Créditos: 4

Pesquisa de mídia. Planejamento de mídia.

CPP203 - REDAÇÃO PUBLICITÁRIA PARA AUDIOVISUAL Carga Horária: 51h Créditos: 3

Criação publicitária para o meio audiovisual. Campanhas nos diferentes meios audiovisuais.

COM106 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO Carga Horária: 68h Créditos: 4

Constituição do campo da comunicação. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Elaboração de projetos de pesquisa.

COM109 - PROJETO DE EXTENSÃO EM COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA II Carga Horária: 68h Créditos: 4

Comunicação comunitária. Projetos comunitários. Execução de projeto.

CPP200 - COMUNICAÇÃO E NOVAS MÍDIAS Carga Horária: 68h Créditos: 4

Comunicação e desenvolvimento da informática. Quadro teórico da cibercultura. Práticas comunicacionais e formas de socialização na cibercultura. Mídia de massas versus mídia digital. Mídias sociais digitais.

CPP204 - PRODUÇÃO AUDIOVISUAL II Carga Horária: 68h Créditos: 4

Produção sonora. Montagem e edição. Produção audiovisual.

EDU251 - ÉTICA E CIDADANIA Carga Horária: 68h Créditos: 4

Ética, cidadania e dimensões do agir humano. Ética, sociedade e sustentabilidade. Cidadania e direitos humanos. Bioética e biopoder. Trabalho e dignidade humana.

ALC102 - TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO I Carga Horária: 68h Créditos: 4

Projeto de pesquisa. Projeto do trabalho final de graduação. Orientação dirigida.

CPP175 - ÉTICA E LEGISLAÇÃO PUBLICITÁRIA Carga Horária: 34h Créditos: 2

Ética e cidadania. Instrumentos reguladores da atividade publicitária no Brasil. Legislação correlata e aspectos legais incidentes na prática publicitária.

CPP176 - PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA I Carga Horária: 68h Créditos: 4

Projetos experimentais. Roteiro para construção dos projetos experimentais.

CPP177 - COMUNICAÇÃO INTEGRADA Carga Horária: 34h Créditos: 2

Comunicação organizacional. Comunicação integrada de marketing. Avaliação da comunicação.

CPP201 - PLANEJAMENTO DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA PARA PRODUTO Carga Horária: 68h Créditos: 4

Plano de marketing para produto. Plano de comunicação. Plano de mídia.

ALC103 - TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO II Carga Horária: 68h Créditos: 4

Desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso. Defesa oral.

CPP165 - ADMINISTRAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA Carga Horária: 34h Créditos: 2

Administração, publicidade e empreendedorismo. Planejamento e administração estratégica. Estrutura de uma agência publicitária. Construção de relacionamentos.

CPP178 - PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA II Carga Horária: 68h Créditos: 4

Desenvolvimento do projeto experimental. Artigo. Apresentação do projeto.

CPP202 - PLANEJAMENTO DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA PARA SERVIÇOS Carga Horária: 68h Créditos: 4

Setor de serviços. Definições estratégicas da campanha. Plano completo de campanha publicitária.

Optativas

Código Disciplina Carga Horária Créditos
OPP010 Introdução A Webdesign 34h 2
OPP011 Fotografia Publicitária II 34h 2
OPP013 Planejamento Estratégico 34h 2
OPP039 Experimentações Audiovisuais 68h 4
OCE024 Conjuntura Econômica 34h 2
OPP045 Publicidade e Gênero 51h 3
OPP024 Publicidade e Elementos de Áudio 34h 2
OPP025 Varejo 68h 4
OPP027 Criatividade Aplicada 51h 3
OPP029 Corel Draw e Photoshop 34h 2
OPP021 Cultura, Comunicação e Novas Mídias 34h 2
OPP022 Planejamento de Eventos 34h 2
CPT324 Sistemas Multimídia 51h 3
CPT329 Fundamentos de Computação Gráfica 34h 2
CPT370 Programação para Internet 68h 4
CSJ160 Planejamento Gráfico 68h 4
CSJ161 Assessoria de Imprensa 68h 4
CSJ165 Cinema I 68h 4
CSJ167 Cinema II 68h 4
EDU252 Educação para Os Direitos Humanos 34h 2
EDU253 Educação Ambiental 34h 2
EDU254 Relações Étnico-raciais e Cultura Afro-brasileira e Indígena 34h 2
OPP023 Mídia Aplicada 34h 2
OPP028 Linguagem Visual 68h 4
OPP032 Pesquisa Aplicada em Comunicação 51h 3
OPP033 História em Quadrinhos 34h 2
OPP034 Gestão de Marcas 51h 3
OPP035 Negociação com Ênfase no Mercado da Comunicação 17h 1
OPP036 Ritmos Musicais na Publicidade 68h 4
OPP037 Apresentação de Campanhas Publicitárias e Gestão Estratégica de Equipes 68h 4
OPP038 Produção de Eventos 68h 4
OPP040 Gestão de Crises 68h 4
OPP041 Portfolio em Mídia Impressa 68h 4
OPP042 Mídia e Mercado Verde 51h 3
OPP043 Ilustrator 34h 2
OPP044 Produção de Conteúdo Criativo para Web 68h 4

Obrigatórias 2652h
Optativas 187h
Atividades curriculares complementares (ACC) 408h
Estágio 0h
Total 3247h

Professor Qualificação Profissional Título Lattes
Alexandre Maccari Ferreira Integração Latino Americano/ História Lat. Americ. Mestre
Angelica Moreira Pereira Tecnologias Educacionais em Rede Mestre
Carla Simone Doyle Torres Comunicação e Informação Doutor
Carlos Alberto Badke Ciências da Comunicacao: Proc. Midiáticos Mestre
Claudia Buzatti Souto Ciência do Movimento Humano Mestre
Cristina Munarski Jobim Hollerbach Comunicação Mestre
Eduardo Ruttke Von Saltiel Filosofia Doutor
Erick Kader Callegaro Correa Letras Mestre
Fabiana da Costa Pereira Comunicação: Comunicação Midiática Mestre
Fernando Franco Codevilla Artes: Artes Visuais Doutor
Graziela Frainer Knoll Letras: Estudos Linguísticos Doutor
Laura Elise de Oliveira Fabricio Comunicação/ Comunicação Midiática Mestre
Loidemar Luiz Bressan Filosofia /filosofia Transcendental e Hermenêutica Mestre
Maria da Graca Portela Lisboa Engenharia de Produção Mestre
Michele Kapp Trevisan Comunicação Social Doutor
Michele Quinhones Pereira Educação Mestre
Pauline Neutzling Fraga Comunicação: Comunicação Midiática Doutor
Sibila Rocha Ciências da Comunicação / Processos Midiáticos Doutor
Tais Steffenello Ghisleni Comunicação: Comunicação Midiática Doutor
Valdemar Antonio Munaro Filosofia Doutor
Valeria da Veiga Dias Agronegócios Doutor

Contato

E-mail: pp@unifra.br
Contato: (55) 3025.1202
Ramal: 9030