Jogos Digitais
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Não é de hoje que a evolução científica e a consequente ampliação do conhecimento tornam necessária uma renovada construção teórica. É nesta perspectiva que a Universidade Franciscana passa a ofertar o curso de graduação em Tecnologia em Jogos Digitais, o primeiro da região Centro do Rio Grande do Sul.  

O curso se insere no preceito de que a inovação tecnológica das últimas décadas mudou não apenas as ferramentas que são utilizadas, mas, também, aforma de conhecer e de pensar. Segundo a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), o mercado de produção de jogos virtuais cresceu cerca de 600% em oito anos no Brasil. Por isso, o curso de graduação em Tecnologia em Jogos Digitais da UFN se destina a formar tecnólogos para atuar na criação, projeção, implementação,testagem, implantação, gerenciamento, manutenção e avaliação de jogos digitais para diferentes plataformas.

“A ideia é que os acadêmicos aprendam a produzir recursos multimídia inters para serem usados em vários setores do mercado de trabalho. Que os alunos estejam aptos a produzir, além de jogos de entretenimento, para educação, setor da saúde, treinamento empresarial, para publicidade, entre tantos outros”, explica o professor Iuri Lammel.

O corpo docente é formado por professores dos cursos de Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Publicidade e Propaganda, Design, Jornalismo, entre outros. “Trabalharemos tanto a parte de programação quanto a de design a fim de que o aluno possa seguir pelo enfoque que tenha mais interesse e aptidão. É aí que entra a direção de arte para jogos, com desenvolvimento de personagens e de cenários, e de ilustração em 2D e 3D em laboratórios específicos e programas gráficos”, explica a professora Graziela Frainer Knoll, do curso de Publicidade e Propaganda.

Ricardo Frohlich, docente dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da Unifra, esclarece que a parte de programação que fará parte da grade curricular do curso será focada no desenvolvimento de jogos: “Um dos diferenciais é que já a partir do 4º semestre, os acadêmicos já deverão encaminhar um projeto a ser desenvolvido, além do trabalho de final de graduação. Isso também facilita ao estudante definir para qual eixo temático irá seguir dentro do curso”.

Duração 6,00 Semestres
Turno TARDE
Situação Legal RESOLUÇÃO CONSUN Nº 02/2017, DE 28/03/2017.
Início de Funcionamento 04/04/2017
Habilitação TECNÓLOGO
Coordenador Ricardo Frohlich da Silva
E-mail jogosdigitais@unifra.br
Projeto Pedagógico PPC_423_15-03-2018


Extensão

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Valor do Curso

A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de disciplinas em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de créditos, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.

Valor do crédito: R$ 49,21
Valor mensal (15 créditos): R$ 738,15
Valor mensal (22 créditos): R$ 1.082,62

PS: O valor dos créditos sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!


Área de Atuação
Matriz Curricular
Eixos Temáticos
Professores

- Empresas produtoras de jogos digitais;
- Instituições educacionais;
- Canais de comunicação via web;
- Produtoras de websites;
- Agências de publicidade;
- Produtoras de vídeos de animação;
- Veículos de comunicação;
- Institutos e centros de Pesquisa;
- Como autônomo, na produção departes ou totalidade de jogos digitais

Obrigatórias

1 2 3 4 5 6
TJD001 - INTRODUÇÃO AOS JOGOS Carga Horária: 34h Créditos: 2

Introdução a jogos. Jogos Eletrônicos. Classificação de Jogos Digitais.

TJD002 - GAME DESIGN I Carga Horária: 68h Créditos: 4

Conceitos de game design. Estruturas, mecânicas e dinâmicas dos jogos. Gameplay e seus componentes.

TJD006 - FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO Carga Horária: 51h Créditos: 3

História da informática. Noções de informática. Organização e Arquitetura de computadores. Sistemas operacionais. Noções de arquivos e Sistemas de banco de dados. Desenvolvimento de software. Noções de Redes de computadores. Inteligência artificial.

TJD007 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO I Carga Horária: 68h Créditos: 4

Introdução a algoritmos. Tipos de dados e instruções primitivas. Desenvolvimento de algoritmos. Conjuntos homogêneos. Implementação de algoritmos.

TJD008 - CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA PARA JOGOS I Carga Horária: 51h Créditos: 3
TJD020 - CRIAÇÃO E EDIÇÃO DE IMAGENS DIGITAIS Carga Horária: 34h Créditos: 2

Definição e formatos de imagens digitais. Aplicativos e técnicas para criação e edição de imagens renderizadas. Aplicativos e técnicas para criação e edição de imagens vetoriais. Métodos para importação, exportação e fechamento de arquivos digitais. Métodos para importação, exportação e fechamento de arquivos digitais.

TJD021 - ARTE SEQUENCIAL Carga Horária: 68h Créditos: 4

Conceito de arte sequencial. Elementos da arte sequencial. Desenvolvimento de arte sequencial.

TJD003 - GAME DESIGN II Carga Horária: 68h Créditos: 4

Construção de mundos. Fundamentos de Level design. Aplicação do game design: da idealização ao protótipo.

TJD009 - CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA PARA JOGOS II Carga Horária: 51h Créditos: 3

Movimentos. Calor. Álgebra Linear aplicada a Computação.

TJD010 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO II Carga Horária: 68h Créditos: 4

Conjuntos heterogêneos. Modularização. Tratamento de arquivos. Ponteiros.

TJD011 - ENGENHARIA DE SOFTWARE Carga Horária: 51h Créditos: 3

Fundamentos de Engenharia de Software. Equipe de Desenvolvimento de Jogos. Processos de desenvolvimento de jogos digitais. Metodologias de Desenvolvimento de Jogos. Modelagem Ágil e UML. Qualidade de software, versionamento e ferramentas de gestão de configuração. Técnicas de teste de software.

TJD012 - MOTORES DE JOGOS DIGITAIS I Carga Horária: 34h Créditos: 2

Fundamentos de motores de jogos: tipos, gêneros e plataformas. Introdução à câmera, iluminação e textura. Tipos de dispositivos de interface humana. Entrada e saída de dados. Movimentação, colisão e outras interações básicas. Introdução à construção de scripts.

TJD022 - DESIGN DE INTERFACE PARA JOGOS (IHC) Carga Horária: 51h Créditos: 3

Fundamentos de interfaces humano-computador. Análise de UI de jogos. Desenvolvimento de interfaces para jogos.

TJD023 - DIREÇÃO DE ARTE PARA JOGOS Carga Horária: 68h Créditos: 4

Estética dos jogos digitais. Concepção artística de jogos. Fundamentos de direção de arte para jogos.

EDU328 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Carga Horária: 34h Créditos: 2
TJD004 - NARRATIVA E ROTEIRIZAÇÃO PARA JOGOS Carga Horária: 68h Créditos: 4

Conceito de narrativa. Narrativas em jogos digitais. Roteirização.

TJD013 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS Carga Horária: 51h Créditos: 3

Conceitos de orientação a objetos. Sintaxe de linguagens de programação orientadas a objetos. Programação orientada a objetos.

TJD014 - COMPUTAÇÃO GRÁFICA Carga Horária: 68h Créditos: 4

Introdução a Computação gráfica. Modelagem Geométrica. Transformações geométricas 2D e 3D. Processos de Visualização 2D e 3D. Realismo. Biblioteca OpenGL

TJD015 - MOTORES DE JOGOS DIGITAIS II Carga Horária: 34h Créditos: 2

Elementos básicos de uma engine 3D. Programação em uma engine 3D.

TJD024 - INTRODUÇÃO À MODELAGEM 3D Carga Horária: 51h Créditos: 3

Fundamentos da representação tridimensional. Representação de objetos 3D.

TJD028 - DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS I Carga Horária: 68h Créditos: 4
TJD005 - CONTEÚDOS PARA JOGOS Carga Horária: 51h Créditos: 3
TJD016 - BANCO DE DADOS APLICADOS A JOGOS DIGITAIS Carga Horária: 51h Créditos: 3
TJD017 - TECNOLOGIAS PARA WEB Carga Horária: 51h Créditos: 3
TJD025 - MODELAGEM DE PERSONAGENS 3D Carga Horária: 51h Créditos: 3
TJD026 - ANIMAÇÃO 3D Carga Horária: 51h Créditos: 3
TJD029 - DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS II Carga Horária: 68h Créditos: 4
TJD040 - PROJETO INTEGRADOR DE JOGOS I Carga Horária: 34h Créditos: 2
FIL311 - ÉTICA E CIDADANIA Carga Horária: 34h Créditos: 2

Ética, cidadania e dimensões do agir humano. Ética, sociedade e sustentabilidade. Cidadania, direitos humanos e bioética. Ética, trabalho e dignidade humana.

TJD018 - INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA A JOGOS Carga Horária: 68h Créditos: 4
TJD019 - REDES DE COMPUTADORES Carga Horária: 51h Créditos: 3
TJD030 - DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS III Carga Horária: 68h Créditos: 4
TJD031 - GERENCIAMENTO DE PROJETO Carga Horária: 34h Créditos: 2
TJD041 - PROJETO INTEGRADOR DE JOGOS II Carga Horária: 51h Créditos: 3
TJD042 - TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO I Carga Horária: 68h Créditos: 4
FIL310 - ANTROPOLOGIA E COSMOVISÃO FRANCISCANA Carga Horária: 34h Créditos: 2

Antropologia filosófica e seu objeto de estudo. Pessoa humana, ciência e responsabilidade. Virtude, reverência e alteridade. Humanismo e cosmovisão franciscana.

TJD027 - ÁUDIO PARA JOGOS Carga Horária: 34h Créditos: 2
TJD032 - EMPREENDEDORISMO Carga Horária: 51h Créditos: 3
TJD033 - TÓPICOS AVANÇADOS EM JOGOS DIGITAIS Carga Horária: 68h Créditos: 4
TJD043 - TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO II Carga Horária: 68h Créditos: 4

Optativas

Código Disciplina Carga Horária Créditos
EDU252 Educação para Os Direitos Humanos 34h 2
EDU253 Educação Ambiental 34h 2
EDU254 Relações Étnico-raciais e Cultura Afro-brasileira e Indígena 34h 2
OJD001 Estrutura de Dados 34h 2
OJD002 Computação Gráfica Avançada 34h 2
OJD003 Ilustração Básica 34h 2
OJD004 Laboratório de Ilustração 34h 2
OJD005 Oficina de Produção Audiovisual 34h 2
OJD006 Laboratório de Level Design 34h 2
OJD007 Gamificação 34h 2
OJD008 Economia Criativa 34h 2

Obrigatórias 2125h
Optativas 170h
Atividades curriculares complementares (ACC) 119h
Estágio 0h
Total 2414h

- Game e Design: é a parte de projeto de jogos, criação de regras, para quem se interessa por arquitetar maneiras de como o jogador vai agir. Envolve habilidades, desde arquitetura da informação até psicologia;
- Tecnológico: focado em pessoas que tenham perfil voltado a tecnologia digital;
- Artístico: produção artística e design gráfico, focando em habilidades de ilustração, criação de personagens e cenários;
- Gestão: visa o empreendedorismo e gerenciamento de estúdios ou quaisquer outras organizações;
- Humanístico: envolve questão da formação ética dos futuros profissionais a fim de que os jogos sejam úteis para a sociedade.

Professor Qualificação Profissional Título Lattes
Alexandre de Oliveira Zamberlan Ciência da Computação Mestre
Anderson Luiz Ellwanger Ensino de Física Mestre
Arlei Peripolli Educação Mestre
Cassio Fernandes Lemos Desenho Industrial: Programação Visual Graduado
Fabricio Tonetto Londero Ciência da Computação: Computação Mestre
Fernando Franco Codevilla Artes: Artes Visuais Doutor
Graziela Frainer Knoll Letras: Estudos Linguísticos Doutor
Guilherme Chagas Kurtz Ciência da Computação Mestre
Iuri Lammel Marques Comunicação: Comunicação Midiática Mestre
Leandro Ribeiro Fontoura Ensino de Ciências e Matemática Mestre
Miguel Antonio Pelizan Engenharia de Produção / Projeto de Produto Mestre
Reiner Franthesco Perozzo Engenharia Elétrica Doutor
Ricardo Frohlich da Silva Computação Mestre
Rubiana de Quadros Sandri Gestão de Produtos Especialista

Contato

E-mail: jogosdigitais@unifra.br
Telefone: 3220-1200
Ramal: 1281