História
  1. Ensino
  2. Graduação
  3. História

O curso de graduação em História da Universidade Franciscana destina-se a formar professores nos níveis fundamental, médio e superior; na pesquisa e também na preservação do patrimônio histórico-cultural; com postura ética, crítico-reflexiva e investigativa diante do mundo, disposto a ampliar o conhecimento científico e o saber histórico. Esta área estuda o passado do homem em seus vários aspectos como: economia, sociedade, cultura, cotidiano, etc. 

Pretende promover o estímulo e a qualificação contínua de seu quadro profissional, no qual possibilitará um trabalho integrado entre graduação e pós-graduação,no ensino, na pesquisa e na extensão. No mercado de trabalho, o profissional poderá também atuar em museus e arquivos, tanto no tratamento de acervos, quanto na pesquisa e assessoria às mídias em geral.

Além dos conteúdos específicos, o licenciado em história tem uma formação direcionada também às questões relativas ao ensino e à produção de recursos didáticos. Pode-se elencar, ainda, um terceiro eixo, que trata do tema patrimônio e história, no qual, em virtude da ampliação das possibilidades de trabalho para o egresso, são fornecidos conteúdos referentes aos acervos documentais e ao patrimônio histórico, aplicados no ensino da história.

Nota do Enade: 3
Conceito do MEC: 4

Duração 8,00 Semestres
Turno NOITE
Situação Legal RENOVADO O RECONHECIMENTO DO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA, PORTARIA Nº 1.091, DE 24/12/2015, PUBL. NO DOU DE 30/12/2015.
Início de Funcionamento 01/04/1957
Habilitação LICENCIADO
Coordenador Roselaine Casanova Correa
E-mail historia@unifra.br
Projeto Pedagógico PPC_509_24-04-2018




O primeiro dia de aula é uma data que carrega muita expectativa. Além de todo o preparo emocional que o novo acadêmico passa, inseguranças sobre a escolha do curso persistem até o último segundo.

Foi pensando na expectativa que se deposita no nosso futuro profissional, que este material foi desenvolvido pela Coordenação do Curso de História em parceria com a Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana.



Baixe aqui sua primeira aula!
E tenha um gostinho deste curso.

Por meio desta leitura, esperamos que sua escolha de curso se torne mais assertiva e que essa breve introdução à História auxilie no seu processo de decisão por um curso de graduação.




Valor do curso

A mensalidade dos cursos de graduação varia de acordo com o nº de disciplinas em que o estudante se matricular. Cada disciplina possui um número X de créditos, que você pode consultar na aba "Matriz Curricular" da tabela abaixo.

Valor do crédito: R$ 39,68
Valor mensal (12 créditos): R$ 476,16
Valor mensal (20 créditos): R$ 793,60

PS: O valor dos créditos sofre alterações a cada semestre. Fique atento(a)!



Matriz Curricular
Professores
Área de Atuação

Obrigatórias

1 2 3 4 5 6 7 8
EDU313 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR Carga horária: 51h Créditos: 3

Políticas e organização da educação básica brasileira. Legislação da educação básica brasileira. Organização escolar e gestão da educação básica.

HST262 - HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE OCIDENTAL Carga horária: 68h Créditos: 4

Estudos em Antiguidade Clássica. Grécia Antiga. Roma Antiga. Ensino de História da Antiguidade Ocidental na Educação Básica.

HST263 - HISTÓRIA DA ANTIGUIDADE ORIENTAL Carga horária: 51h Créditos: 3

Estudos em Antiguidade Oriental. Formação das sociedades no oriente próximo. Formação das sociedades no extremo oriente. Ensino da história do antigo oriente na Educação Básica.

HST264 - PRÉ-HISTÓRIA Carga horária: 34h Créditos: 2

Estudo da Pré-História. Caçadores-coletores do paleolítico. Horticultores e pastores no neolítico. Idade dos metais. Ensino da Pré-História na Educação Básica.

HST265 - HISTÓRIA DA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA Carga horária: 68h Créditos: 4

Tendências da produção historiográfica. Origem do homem americano e povoamento do continente. Culturas pré-históricas americanas. Surgimento das civilizações e vida urbana. Culturas indígenas brasileiras. Ensino da história da América Indígena na Educação Básica.

PME291 - PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO Carga horária: 68h Créditos: 4

Psicologia. Enfoques teóricos de aprendizagem e construção do conhecimento. Variáveis que interferem no processo de aprendizagem.

EDU311 - METODOLOGIA CIENTÍFICA Carga horária: 34h Créditos: 2

Ciência, tecnologia e conhecimentos. Método científico. Pesquisa científica. Projeto de pesquisa. Publicações científicas. Plataforma Lattes, bases de dados eletrônicas e agências de fomento.

EDU318 - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO Carga horária: 51h Créditos: 3

Fundamentos históricos e filosóficos da educação. Fundamentos históricos/filosóficos da educação e a prática pedagógica. Contexto educacional brasileiro.

FIL310 - ANTROPOLOGIA E COSMOVISÃO FRANCISCANA Carga horária: 34h Créditos: 2

Antropologia filosófica e seu objeto de estudo. Pessoa humana, ciência e responsabilidade. Virtude, reverência e alteridade. Humanismo e cosmovisão franciscana.

HST266 - HISTÓRIA MEDIEVAL Carga horária: 68h Créditos: 4

Desagregação do Império Romano e Alto Medievo. Médio e Baixo Medievo Ocidental. Universo Cultural da Sociedade Medieval. História Medieval nos Ensinos Fundamental e Médio.

HST267 - HISTÓRIA IBÉRICA Carga horária: 34h Créditos: 2

Península Ibérica à época dos Visigodos. Islamismo: séculos iniciais. Islamismo na Península Ibérica. Formação dos Impérios Ibéricos. Ensino da História Ibero-Islâmica na Educação Básica.

HST268 - TEORIA DA HISTÓRIA I Carga horária: 68h Créditos: 4

Teoria da História. História de matriz marxista. Max Weber e a História.

HST269 - MUSEOLOGIA E ENSINO Carga horária: 51h Créditos: 3

Museu e memória. Museu: teoria e prática. Museu e educação.

EDU328 - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Carga horária: 34h Créditos: 2
HST270 - HISTÓRIA MODERNA Carga horária: 68h Créditos: 4

Mundo moderno: rupturas e renascimento. Estado moderno e mercantilismo. Reformas religiosas. Revolução intelectual dos séculos XVII e XVIII. História Moderna e Ensino Básico.

HST271 - HISTÓRIA DA AMÉRICA INGLESA E FRANCESA Carga horária: 34h Créditos: 2

Povoamento e desenvolvimento das Treze Colônias. Estados Unidos no século XIX. Colonização, emancipação e problemáticas da América Inglesa e Francesa. História da América Inglesa e Francesa na Educação Básica.

HST272 - HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL Carga horária: 68h Créditos: 4

Colonização portuguesa na América. Economia e sociedade colonial. Crise do colonialismo luso na América. Ensino da História do Brasil na Educação Básica.

HST273 - HISTÓRIA DA AMÉRICA HISPÂNICA Carga horária: 68h Créditos: 4

Expansão europeia e conquista espanhola. Organização colonial da América. Crise do sistema colonial. Processo de emancipação das colônias espanholas na América. Ensino da História da América na Educação Básica.

HST274 - TEORIA DA HISTÓRIA II Carga horária: 68h Créditos: 4

Escola dos Annales. História social entre experiência e estrutura. Renovações em campos de pesquisa tradicionais. Debates atuais em teoria e historiografia.

EDU316 - DIDÁTICA Carga horária: 51h Créditos: 3

Ciências da educação e prática pedagógica. Planejamento do processo ensino- aprendizagem. Gestão da sala de aula. Avaliação do processo ensino-aprendizagem.

HST275 - HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA I Carga horária: 68h Créditos: 4

Mundo em crise: a dupla revolução do século XVIII. Capitalismo e sociedade: o jogo de forças do século XIX. Nações e Imperialismo na Europa. O Fim do século e a Belle Époque. Pensando a Contemporaneidade na Escola.

HST276 - HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA I Carga horária: 68h Créditos: 4

Estado nacional latino-americano. Conflitos interamericanos. Estados americanos entre a 1ª e 2ª Guerras Mundiais.

HST277 - HISTÓRIA DO BRASIL IMPÉRIO Carga horária: 68h Créditos: 4

Brasil independente. Política, economia e sociedade na consolidação do Império. Transformações pós-1850. Ensino da História do Brasil na Educação Básica.

HST278 - DIDÁTICA DO ENSINO DE HISTÓRIA Carga horária: 51h Créditos: 3

Ensino da História no contexto da educação. Ensino da História na Escola Básica. Formação e prática do professor de História.

HST279 - HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA II Carga horária: 68h Créditos: 4

Um século que nasce da guerra. O entre guerras. A 2ª Guerra Mundial. Guerra Fria e Indústrias de massas. O Fim da URSS e a nova ordem mundial. Pensando a Contemporaneidade na Escola.

HST280 - HISTÓRIA DA AMÉRICA CONTEMPORÂNEA II Carga horária: 68h Créditos: 4

Populismo na América Latina. Revoluções latino-americanas. Governos ditatoriais latino-americanos. América Latina na atualidade. Ensino de História da América Contemporânea nos ensinos fundamental e médio.

HST281 - HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA I Carga horária: 68h Créditos: 4

Crise da monarquia e Proclamação da República. A primeira República (1889-1930): formação e consolidação. Movimentos sociais. Crise de dominação oligárquica. Ensino da História do Brasil na Educação Básica.

HST283 - MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA EM HISTÓRIA Carga horária: 51h Créditos: 3

Fontes na pesquisa histórica. Pesquisa em História: metodologias e objetos de estudo. Pesquisa histórica como recurso didático nos ensinos fundamental e médio.

HST284 - ANTROPOLOGIA CULTURAL Carga horária: 51h Créditos: 3

Campo e abordagem antropológicos. História do pensamento antropológico. Principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo. Antropologia cultural.

HST295 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO I Carga horária: 102h Créditos: 6

Estudo das diferentes práticas que constituem o campo de estágio. Inserção e espaços educativos no ensino fundamental e médio. Análise comparativa entre a realidade observada e os fundamentos teóricos estudados. Elaboração e apresentação de estudo teórico acerca das diferentes formas de organização escolar.

EDU317 - INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO ESPECIAL Carga horária: 51h Créditos: 3

Educação inclusiva e diversidade. Histórico da educação especial. Necessidades Educativas Especiais.

HST285 - HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA II Carga horária: 68h Créditos: 4

Transição da república oligárquica ao estado autoritário. Modernização desenvolvimentista (1950-1964). Governos militares (1964-1985). Nova República (1985 a atualidade). Ensino de História do Brasil na Educação Básica.

HST286 - PRODUÇÃO DIDÁTICA EM HISTÓRIA Carga horária: 51h Créditos: 3

Recursos didáticos. Recursos didáticos para o ensino de história. Informática e ensino de história.

HST287 - HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL I Carga horária: 68h Créditos: 4

Espaço e tempo: uma escolha metodológica de limites. Conquista e colonização do território. Rio Grande do Sul luso-brasileiro. Cisplatina e a Revolta Farroupilha. Rio Grande do Sul após 1845. Imigração e colonização. Ensino de história do Rio Grande do Sul nos ensinos fundamental e médio.

HST296 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II Carga horária: 119h Créditos: 7

Ensino de História. Planejamento do ensino de História. Prática docente em História no ensino fundamental e médio.

EDU323 - TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO I Carga horária: 68h Créditos: 4

Projeto de pesquisa. Projeto do trabalho final de graduação. Orientação dirigida.

HST290 - HISTÓRIA DO RIO GRANDE DO SUL II Carga horária: 68h Créditos: 4

Implantação da República. Processo de diferenciação. Rio Grande do Sul na República Nova. História recente do Rio Grande do Sul.

HST291 - HISTÓRIA AFRO-ASIÁTICA Carga horária: 68h Créditos: 4

Etnocentrismo e visão dos ocidentais sobre a Ásia e a África. Ásia oriental: tradições, desenvolvimentos e influências. Continente africano: particularidades, transformações e interferências. África e Ásia no contexto mundial nos séculos XX e XXI. Oriente Médio: tensões e interesses. Ensino da História da Ásia e da África na Educação Básica.

HST292 - PROJETO COLETIVO DE EXTENSÃO Carga horária: 34h Créditos: 2

Ação universitária e extensão. Prática da extensão universitária hoje. Extensão em história. Projeto de extensão em História.

HST297 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III Carga horária: 136h Créditos: 8

Estrutura e organização do estágio supervisionado. Regência de classe no ensino fundamental. Análise e discussão da ação docente.

EDU324 - TRABALHO FINAL DE GRADUAÇÃO II Carga horária: 68h Créditos: 4

Desenvolvimento do trabalho de conclusão do curso. Defesa oral.

FIL311 - ÉTICA E CIDADANIA Carga horária: 34h Créditos: 2

Ética, cidadania e dimensões do agir humano. Ética, sociedade e sustentabilidade. Cidadania, direitos humanos e bioética. Ética, trabalho e dignidade humana.

HST294 - RELAÇÕES INTERNACIONAIS NA AMÉRICA Carga horária: 51h Créditos: 3

Relações internacionais. Sistema internacional. Relações internacionais em perspectiva histórica. Relações de integração.

HST298 - ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV Carga horária: 136h Créditos: 8

Regência de classe no ensino médio. Análise e discussão da ação docente.

Optativas

Código Disciplina Carga horária Créditos
HSO106 História da Região Platina 34h 2
HSO108 Tópicos Especiais em Produção Textual de História 34h 2
HSO111 Tópicos Especiais em História da Arte 34h 2
HSO126 História da Leitura 34h 2
HSO137 História do Futebol Brasileiro 34h 2
HSO107 Historiografia Brasileira 34h 2
HSO113 História de Santa Maria 34h 2
HSO122 História da Alimentação 34h 2
HSO129 História da Alimentação no Brasil 34h 2
HSO134 Cartografia Básica 34h 2
HSO139 Introdução Ao Estudo da História 34h 2
HSO142 Mitologia e História 34h 2
HSO114 História e Património 34h 2
HSO117 Antropologia Cultural Brasileira 34h 2
HSO121 Tópicos Aprofundados em Teoria da História 34h 2
HSO132 Temas de Histórias das Mulheres 51h 3
HSO109 Patrimônio, Arquivística e Práticas Extensionistas 34h 2
HSO110 História das Mulheres no Ocidente 34h 2
HSO115 História e Arquivística 34h 2
HSO120 Redação Acadêmica 34h 2
HSO128 História da Infância no Brasil 34h 2
HSO135 História do Perfume 34h 2
HSO138 História do Rock 51h 3
HSO141 História da Loucura 34h 2
HSO116 Introdução À Sociologia 34h 2
HSO127 História do Rock Brasileiro 34h 2
HSO130 Tópicos Especiais em História da Arte Renascentista 34h 2
HSO133 História e Ficção 34h 2
HSO136 História do Amor 34h 2
EDU252 Educação para Os Direitos Humanos 34h 2
EDU253 Educação Ambiental 34h 2
EDU254 Relações Étnico-raciais e Cultura Afro-brasileira e Indígena 34h 2
HSO118 História e Cinema 51h 3
HSO119 História dos Estados Unidos 51h 3
HSO123 História e Sociologia 51h 3
HSO124 História do Futebol 51h 3
HSO125 História do Vestuário 51h 3
HSO131 História do Vestuário no Brasil 51h 3
HSO140 História das Religiões 51h 3
HSO143 História e Saúde Mental: Infância, Drogadição e Sexualidades 34h 2
SSO278 Antropologia Social e Serviço Social 51h 3

Obrigatórias 2261h
Optativas 187h
ACC 425h
Estágio 493h
Total 3366h

Professor Qualificação Profissional Título Lattes
Ail Conceiçao Meireles Ortiz Educação / Educação Brasileira Mestre
Alexandre Maccari Ferreira Integração Latino Americano/ História Lat. Americ. Mestre
Janaina Souza Teixeira História / Estudos Históricos Latino-americanos Mestre
Janilse Fernandes Nunes Educação Doutor
Juciani Severo Correa Educaçao: Educação Brasileira Mestre
Leonardo Guedes Henn História Doutor
Loidemar Luiz Bressan Filosofia /filosofia Transcendental e Hermenêutica Mestre
Michele Quinhones Pereira Educação Mestre
Paula Simone Bolzan Jardim Antropologia Social Doutor
Roselaine Casanova Correa História /hist. das Sociedades Ibéricas e American Mestre

- Magistério no ensino fundamental, e médio;
- Ensino em instituições públicas e privadas;
- Preservação do patrimônio histórico-cultural;
- Assessorias a jornais, cinema, teatro,programas de rádio e TV.

Contato

E-mail: historia@unifra.br
Telefone: (55) 3220-1202
Ramal: 1282