Estude Aqui
  1. Ensino
  2. Estude Aqui

Graduação

Na Universidade Franciscana, são oferecidos 33 cursos de graduação na modalidade ensino presencial, além do curso Técnico em Enfermagem, e pretende-se também implantar a modalidade de educação a distância (EaD), reconhecida por sua excelência acadêmica e pela agregação de valor humano e tecnológico.

Os cursos de graduação da UFN estão divididos em quatro áreas do conhecimento, que são: ciências da saúde, ciências sociais, ciências humanas e ciências tecnológicas.

Na Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), coordena-se a política de graduação da Instituição, objetivando a ampliação da oferta de vagas com qualidade de ensino, a fim de buscar a transformação da sociedade por meio da formação científica, profissional, tecnológica e cidadã.

Vestibular (Inscrições encerradas)



Mestrado e Doutorado

Na Universidade Franciscana, são oferecidos oito cursos de pós-graduação stricto sensu, distribuídos nas diferentes áreas de conhecimento.

A Instituição conta com o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Acadêmico, Mestrado Profissional e Doutorado); Programa de Pós-graduação em Nanociências (Mestrado Acadêmico e Doutorado); Mestrado Profissional em Saúde Materno Infantil; Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde e da Vida e Mestrado Acadêmico em Ensino de Humanidades e Linguagens.

Os cursos de mestrado e doutorado têm como característica a interdisciplinaridade e a multiprofissionalidade, buscando capacitar estudantes para as práticas acadêmicas e profissionais, tendo em vista questões de pesquisa contemporâneas.

Inscrições abertas!
Vestibular
Extravestibular
Aluno Especial
Edital de Vagas

É realizado nos dois semestres. A prova acontece em dia único e o candidato responde às questões objetivas de múltipla escolha e elabora uma redação.

Confira a página do Vestibular.

Previsto pelo edital do Processo Seletivo Vestibular, o Processo Seletivo Extravestibular destina-se ao preenchimento de vagas não ocupadas nos vestibulares do corrente ano letivo, utilizando como indicadores para classificação as notas de outros processos seletivos realizados pelo candidato. Os procedimentos, requisitos e normas para o ingresso são divulgados por meio de editais semestrais.

A Universidade Franciscana oferece semestralmente vagas para a matrícula de alunos especiais, em disciplinas isoladas. Para concorrer às vagas, o candidato precisa comprovar a situação de matrícula regular em outra Instituição de Ensino Superior ou ser possuidor de diploma de graduação no ensino superior.

Transferências
Estudantes de outras instituições de ensino superior podem solicitar transferência para a Universidade Franciscana, desde que haja vaga no curso pretendido. Semestralmente, é publicado um edital que define a oferta de vagas e os critérios de seleção.

Reopção de Curso
Os estudantes, regularmente matriculados nos cursos de graduação, podem solicitar reopção de curso. Semestralmente, é publicado edital que define a oferta de vagas e os critérios de seleção.

Ingresso como portador de diploma
O portador de diploma de curso superior pode solicitar ingresso em qualquer curso de graduação da Universidade Franciscana. A solicitação é realizada seguindo as normas do edital, que é publicado semestralmente.

Reabertura de Matrícula
O estudante que afastou-se das atividades estudantis e perdeu o vínculo acadêmico por meio do cancelamento de matrícula ou abandono de curso poderá solicitar o reingresso, desde que, feito no curso no qual se teve o vínculo interrompido. Nesse caso, o estudante estará sujeito, obrigatoriamente, ao sistema curricular e acadêmico e às normas em vigor. Para fazer a reabertura de matrícula com reopção de curso, é necessário que existam vagas disponíveis no curso desejado.

Especialização

Na Universidade Franciscana, são oferecidos cursos de especialização nas quatro áreas do conhecimento: ciências sociais, ciências humanas, ciências da saúde e ciências tecnológicas. Nos cursos lato sensu é permanente a busca por temas que complementam a formação acadêmica da graduação e que possam inserir o estudante diretamente no mercado de trabalho ou preparar para a pós-graduação stricto sensu.Atualmente, destacam-se mais de 30 projetos de cursos lato sensu ofertados na instituição. Como cursos inovadores para a região cita-se Cinema, Cinesioterapia, Projetos de Espaços Comerciais, Direito: novas tecnologias informacionais, Psicopedagogia, entre outros exemplos.