Extensão
  1. EAD
  2. Cursos
  3. Extensão

Desde 2011, a Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão (PRPGPE), juntamente com a Unidade de EAD, vinculada a Pró-reitoria de Graduação - PROGRAD, incentiva e instrumentaliza professores na oferta de cursos livres ou de extensão na modalidade EAD. 

Curso Período
01/2012Criança e adolescente em foco: estudo multidisciplinar23/08 a 16/10 
01/2013Nanociências e Nanotecnologia: Conceitos e aplicações17/04 a 26/06
02/2013Matemática financeira básica 13/04 a 03/06
01/2014Aperfeiçoamento profissional na atenção integral
 à pessoa em uso de álcool e drogas 
30/10 a 11/1

Como funcionam os cursos de extensão?

A metodologia: 
As atividades ocorrem por meio do Moodle, o ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

No primeiro encontrocom o recurso de uma videoaula, é apresentado aos participantes a programação/organização do Curso específico, bem como o AVA utilizado nos processos de ensino e de aprendizagem e a definição dos conceitos básicos necessários para o acompanhamento. 

Os demais encontros englobam os seguintes tópicos: disponibilização de artigo(s) para estudo e slides teórico e prático; fórum (de discussão ou de pergunta/resposta) com a proposição de estudo do texto e slides; apresentação de proposta teórica e prática; entre outras atividades. 

A realização dessas atividades propostas, juntamente com o acesso às videoaulas, contabilizam a frequência de participação do aluno no Curso.
A duração dos cursos é prevista conforme a oferta específica. Mais informações estarão descritas no programa detalhado de cada curso de extensão.

A avaliação:
Cada Curso específico poderá propor a sua forma de avaliação, podendo ocorrer ao longo do desenvolvimento dos conteúdos ou ser uma única atividade avaliativa para ser realizada ao final.

A certificação:
Será conferido certificado de conclusão aos alunos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 7,0 e frequência mínima de 75% no curso.

Cursos

Cursos ofertados entre 03/08 e 04/09


Educação inclusiva e Flexibilização curricular


Apresentar as políticas e legislação respectivos à educação inclusiva para pensar as tecnologias assistivas e as adaptações e flexibilizações curriculares.

Competências:

  • O estudante deve ser capaz de realizar práticas inclusivas mediante o desenvolvimento e aplicação de tecnologias assistivas e da flexibilização curricular no contexto educacional e escolar.


Professores:

  • Profª Drª Juliane Marschall Morgenstern


Gestão e liderança nas organizações


Apresentar e explorar os principais aspectos associados aos processos de liderança e comunicação no contexto organizacional.

Competências:

  • Ser capaz de exercer autocontrole emocional e de desenvolver relacionamento interpessoal;
  • Ser capaz de planejar, organizar e coordenar atividades individuais e coletivas;
  • Ter visão de mercado e das necessidades internas e ser capaz de operacionalizar planos.


Professores:

  • Profª Drª Valeria da Veiga Dia


Media training para gestores: estratégias de relacionamento com a imprensa


Oportunizar o conhecimento, por parte dos gestores, das diferentes demandas para cada tipo de mídia, de forma que possam desenvolver um melhor relacionamento.

Competências:

  • Conhecer as características dos diferentes tipos de mídia (rádio, jornal, tevê, revista e redes sociais digitais) e ser capaz de compreender o papel do jornalista, do assessor de imprensa e demais integrantes da área de comunicação;
  • Ser capaz de agir de forma adequada e ética em cada situação de contato com a mídia.


Professores:

  • Profª Drª Fabiana da Costa Pereira
  • Profª Me. Sione Gomes dos Santos


Conjuntura contemporânea e cenários econômicos para o Brasil


Analisar a conjuntura econômica brasileira contemporânea, com base nos fundamentos da teoria macroeconômica, como subsídio para projeção de cenários econômicos.

Competências:

  • Conhecer as principais variáveis macroeconômicas, suas inter-relações e impactos na tomada de decisão dos agentes econômicos;
  • Compreender o ambiente econômico brasileiro atual e ser capaz de traçar cenários macroeconômicos futuros.


Professores:

  • Profª. Me. Taize de Andrade Machado Lopes
  • Prof. Dr. Michael Gonçalves da Silva
  • Prof. Me. Mateus Sangoi Frozza


Direitos Humanos e Multiculturalidade

Analisar os direitos humanos como uma construção histórica e cultural enquanto bases para pensar uma política do reconhecimento das diferenças culturais.

Competências:

  • O estudante deve ser capaz de compreender as bases de sustentação de uma sociedade multicultural e a construção filosófica e histórica dos direitos humanos para desenvolver práticas de reconhecimento identitário.


Professores:

  • Prof. Dr. Eduardo Ruttke Von Saltiel

Cursos ofertados entre 28/08 e 09/10


Educação para sustentabilidade


Apresentar a dimensão ética na relação sociedade e natureza, concepções de sustentabilidade e de uma educação para a sustentabilidade.

Competências:

  • Compreender o macroecossistema Vida de forma integrada, e as múltiplas dimensões da sustentabilidade;
  • Ser capaz de produzir recursos de ensino dinâmicos à construção de uma educação para a sustentabilidade.


Professores:

  • Profª Drª Gislaine Mocelin Auzani
  • Profª Me. Ail Conceição Meireles Ortiz


Técnicas de gamificação para aprendizagem


Apresentar maneiras de utilizar mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar, comprometer e recompensar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos.

Competências:

  • Ser capaz de conhecer e aplicar mecânicas e dinâmicas de jogos em atividades diárias, tornando-as mais atrativas;
  • Ser capaz de aplicar conceitos de gamificação para motivar alunos, equipes e pessoas em geral.


Professores:

  • Prof. Me. Ricardo Frohlich da Silva
  • Prof. Me. Guilherme Chagas Kurtz


Gestão de pessoas e Humanização em Saúde


Desenvolver competências profissionais na gestão de pessoas na ótica da humanização em saúde.

Competências:

  • Ser capaz de aperfeiçoar relacionamentos interpessoais no trabalho em equipe;
  • Conseguir desenvolver o pensamento crítico-reflexivo na tomada de decisões considerando o cuidado integral ao ser humano;
  • Aplicar a escuta crítica e acolhedora na gestão dos serviços em saúde.


Professores:

  • Prof. Drª. Silvana Maria Michelin Bertagnolli
  • Prof. Me. Alexandre Galina Bolzan
  • Profª Me. Rosiane Filipin Rangel


Relações interpessoais no trabalho e saúde mental


Destacar a relevância dos relacionamentos interpessoais e de seus impactos na saúde pessoal e profissional.

Competências:

  • O estudante deve ser capaz de trabalhar e produzir resultados em equipes, exercer autocontrole emocional, lidar com diferentes tipos de pessoas e comportamentos no ambiente de trabalho e ser capaz de operacionalizar planos a partir de diagnósticos de problemas técnicos e de relacionamento.


Professores:

  • Profª Drª Valeria da Veiga Dias
  • Profª Me. Liana Bohrer Berni


Gestão de conflitos escolares


Capacitar gestores, docentes e técnico-administrativos para a gestão de conflitos no ambiente escolar

Competências:

  • Ser capaz de aplicar ações e programas de orientação à comunidade escolar, visando um ambiente de respeito, tolerância e aceitação do próximo;
  • Ser capaz de mediar conflitos na escola com atitude imparcial, ética e reflexiva.


Professores:

  • Profª Drª Liane Batistela Kist
  • Profª Drª Fernanda Figueira Marquezan
  • Profª Drª Josiane Lieberknecht Wathier Abaid