EAD

Unidade de Educação a Distância

As mudanças do meio tecnológico, inseridas no contexto educacional, provocam a educação superior a formatar novos conceitos, métodos e compromisso social. Tornam necessário atualizar metodologias e apropriar-se de ferramentas que permitam tirar proveito das facilidades que oferecem no sentido de armazenar, recuperar, manusear e divulgar a informação, além de agilizar o seu uso na comunicação. É, pois, em meio a essa realidade em evolução, num movimento educativo de ensino, pesquisa, extensão e aprendizagem que se apresenta a Universidade Franciscana para o Ensino a Distância (EAD). Desde a década de 1990, os programas e ações voltados para a educação a distância, bem como os setores desta Instituição que os promoveram, foram reunidos nesta Unidade de Educação a Distância. 

A Universidade Franciscana vem consolidando suas atividades na articulação da tríade ensino-pesquisa-extensão para a mesorregião central do estado do Rio Grande do Sul e, com a formação da Rede SCALIFRA de Educação a Distância, ampliou a sua área de atuação para: o Distrito Federal; Mato Grosso do Sul; Paraná e outros municípios do RS em um total de 8 (oito) polos.

grupo de pesquisa CNPq "Comunicação e Tecnologia nos Processos de Ensino e Aprendizagem com atividades EAD" pretende desenvolver pesquisas e estudos voltados à educação tecnológica na EAD, tendo em vista contribuir com o processo de construção e difusão do conhecimento da área. 

Além disso, construir um pensamento reflexivo sobre EAD a partir de articulações interdisciplinares agregando as áreas de pedagogia, de tecnologia da informação e de comunicação. Finalmente, mapear demandas de construção de objetos de aprendizagem voltados para o ensino com atividades EAD. 

O MAIS Unifra é um Espaço Virtual de Aprendizagem, organizado como um repositório de conteúdos digitais e objetos de aprendizagem, que estão disponíveis para o apoio pedagógico presencial ou a distância. A interface desse espaço é a rede social, a qual permite a interação entre os usuários dos conteúdos, que constroem, assim, uma comunidade virtual de aprendizagem. 

Desde 2005 foi institucionalizada a utilização do Moodle como ambiente virtual de aprendizagem para dar apoio às aulas presenciais, nos diferentes cursos de graduação e de extensão. Para os alunos inscritos no Sistema acadêmico desta instituição, a autenticação ao Moodle é feita automaticamente via Agenda do menu principal; outros alunos devem acessar via Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Conheça os cursos
Fale Conosco